domingo, 23 de dezembro de 2012

2013


Já falta pouco para começar a nova época. Dentro do Top 4 julgo que vamos ter uma época bastante imprevisível. O Federer já demonstrou em entrevistas alguma falta de motivação. Já começa a pensar no final de carreira, já vai abdicando de alguns torneios e aqui e ali vai afirmando que está cansado. Fez um 2012 acima do que muitos esperariam que ainda era possível, que coincidiu com os Jogos Olímpicos, o título que lhe faltava e tanto ambicionava. Este ano não há nada de novo para o Federer ganhar. Com a perda gradual de consistência, julgo que vai ser um jogador bom para lays baixos contra jogadores de menor ranking.

Outra grande dúvida vai ser o regresso do Nadal. Será que vai conseguir recuperar a plena forma? Será que vai ter outra recaída?  Difícil  saber mas é outro jogador a ter em conta para, quem sabe, acontecer outra do género de Wimbledon.

Andy Murray já afirmou várias vezes que, mais que tudo, sentiu-se aliviado por ter ganho o US Open. De facto, ganhar um major era algo que o perseguia e ter ganho o US o ano passado pode libertar um grande peso nas costas do Escocês. Talento o rapaz tem, e parece estar bem entregue ao Ivan Lendl. Vamos ver com que atitude vai o rapaz para 2013.

Djokovic parece-me estar bem encaminhado. Depois do Aus Open de 2012, houve ali um  período menos conseguido em que o sérvio mesmo ganhando jogos parecia sempre arrancado a "ferros". Mas a segunda metade da época foi bem conseguida que o trouxe de volta a Nº1. Dos quatro é aquele que menos incerteza me trás. Espero um Djokovic ao nível da 2ª metade de 2012.

De resto, temos por exemplo David Ferrer(30) e Tommy Haas(34) que quebraram a lógica da idade e fizeram excelentes épocas. Aos 30 Ferrer faz a época da sua vida e com 34 o alemão volta a ganhar títulos e a disputar muitas finais. É sempre difícil saber quando o gás vai acabar, mas pelo menos para o Haas, vai ser muito complicado manter a chama viva para a próxima época. Quanto ao Ferrer, a julgar pelo final de época fantástico, não mostra para já sinais de quebra. É o verdadeiro Ferru!

Estou curioso para ver os Young Guns, enfim fala-se muito do Tomic, temos o Kei que ganhou um título importante em casa, o Raonic, embora eu ache que este emergente estilo de serviço-bomba e pouco mais chega a  um certo ponto e não dá mais, e por fim teremos os holofotes apontados para o Janowicz que é mais uma daquelas torres mas que parece oferecer algo mais que serviço e direita potentes. Até provar o contrário poderá ser mais um daqueles jogadores que aparece num torneio e depois desaparece.

Enfim, poderia falar muito mais do que falei neste post, mas não me quero alongar muito. Quanto ao resto deixo-vos aqui os meus objectivo para 2013:


-Para o ténis

    * Ano de poucos levantamentos e de subida de stakes. No final do ano gostaria de estar a usufruir ao máximo da liquidez dos mercados, o que já implica stakes de 5 dígitos em certos casos.
    * Para o WTA, espero colocar o meu nível de conhecimento o mais próximo possível do ATP. Aliás esse trabalho está já a ser feito, pois tenho estado a ver vários jogos de várias jogadoras.

-Para os outros mercados (menos prioritário)

     * A pausa do ténis deu para aprender coisas novas nos cavalos em live, mas não irei estar muito por aqui assim que a época de ténis começar. De qualquer forma, vou tentar estar no mercado durante os major events com stakes mais altas, principalmente em Cheltenham.
     * Agora que ganhei o bichinho, vou continuar a testar e a ajustar os bots que vou fazendo no MarketFeeder.
    *  A ver se é desta que arranjo mais tempo e vontade para me dedicar ao futebol. 


De resto resta-me desejar-vos um excelente Natal e um grande 2013. 

7 comentários:

  1. Great post João.

    You know I'm a Nadal fan, and I'm worried as he said yesterday doctors say everything's perfect on his knee but that he feels "something". I hope he can be at 100%... but we'll see.

    I've given up on Tomic... he just doesn't have the mentality nor the enviroment. Much would need to be changed for him to be able to become a serious player. Everyone's willing to see JJ again, we'll see how he handles his new status.
    I'm also willing to see how Dimitrov and Goffin pan out this year. And I have doubts Murray is going to be "up there". This year can be all Djokovic if Nadal isn't completely healthy and Federer continues to decline bit by bit. But an interesting year ahead so far.

    Good luck for the new season and happy Christmas!

    ResponderEliminar
  2. Boas a todos,

    Também aproveitei o descanso do tenis para estudar jogadores e jogadoras de tenis e esses "young players" que disseste são os meus favoritos.

    Entretanto também estudei futebol e já testei ideias em alguns jogos e que me têm corrido bem.

    Também gostava de perceber a lógica de funcionamento dos cavalos mas não tive ainda hipotese para os estudar.

    Mas um dia dedico um bocadinho de tempo aos cavalos, pois parece-me que se baseiam numa logica de puro trading, na lei de oferta e procura.

    Aproveito também para desejar um Bom Natal a todos e um feliz ano de 2013!

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  3. Hey Cobo...forgot about Dimitrov and his amazing shot of the year! Totally agree on your analysis, if I had to bet on something it would be another Djokovic year.

    Jorge Monteiro, é isso mesmo, é com trabalho que as coisas acontecem. Força nisso

    ResponderEliminar
  4. Viva João!

    Estou a pensar subscrever um serviço de estatísticas: TennisInsight ou OnCourt. Conheces os dois? Podes dizer na tua opinião quais os prós e contras de cada um? Desde já obrigado!

    Feliz 2013!

    JPS

    ResponderEliminar
  5. Boas JPS!

    Já conhecia o Insight, o OnCourt não conhecia. Como já aqui disse, não sou grande fan de estatísticas e para as coisas básicas que costumo ver, basta-me o MatchStat que é gratuito por isso não te vou ser grande ajuda.
    De qualquer forma daquilo que vi, por um lado o OnCourt parece-me ser mais completo, organizado e acessível (ser por software é um +1) mas o Insight tem uma vertente social interessante.
    Eu a escolher, escolheria o Insight, parece-me ser o projecto mais sólido e dá para testar, ao subscrever apenas duas semanas. O OnCourt tem o mínimo de 1 ano o que me parece ganancioso e pouco coerente por parte da empresa.
    Talvez subscreva o Insight por duas semanas para experimentar...

    Um bom ano para todos, que 2013 seja o vosso "Lucky Thirteen" ;)

    ResponderEliminar
  6. Obrigado João. Um feliz 2013 para ti e para os teus.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar