domingo, 3 de fevereiro de 2013

Quem quer ser Stanislas Wawrinka?


Eu dava tudo para estar no lugar de um top player. Excepto talvez no lugar do segundo melhor suiço da actualidade. Nas sombras do compatriota que é considerado o melhor jogador de ténis de todos os tempos, Wawrinka nas últimas semanas perdeu com o Djokovic no fio da navalha, ontem perdeu nas duplas num jogo que durou mais de 7 horas, hoje, com o ascendente e o público do seu lado, perde um Tie-Break que esteve muito perto de vencer e entrega a vitória desta eliminatória da Davis Cup à Republica Checa. Eu não sou muito de esoterismos mas parece que para um homem que abandonou a família para se dedicar a 100% ao ténis, o Karma está a ser bem cruel. 
Eu já tinha dito no blogue antigo que este homem tem sérios problemas de confiança nomeadamente para fechar encontros, e pelos vistos nada mudou.
Eu até simpatizo com ele e com o ténis dele, mas estamos cá para aproveitar as oportunidades. O coração dói mas a carteira aumenta. Por isso dói pouco.

17 comentários:

  1. Podia ter sido pior... Podia ter acontecido no 5º set! eheh
    Também gosto bastante dele (já o detestei por nunca saber o que ele ía fazer - foi uma das minhas bestas negras) e tenho uma certa pena dele.
    Hoje começou bastante mal o encontro. O 1º set perdeu-o ele. Não foi propriamente o Berdas que o ganhou. E isso faz-me lembrar uma conhecida expressão: "Os campeões fazem a sua própria sorte!". O Wawrinka é um jogador com um ténis extremamente interessante e agradável de se ver; tem excelentes capacidades (uma das esquerdas a uma mão mais belas do circuito) mas é ainda algo inconsistente. Perde demasiados pontos que não deveria perder e acaba por se colocar em situações que poderiam ser evitáveis. Vai navegando os encontros ao sopro do seu momento psíquico, que tende a variar bastante! Depois, a falta de consistência emocional levam-no a falhar quando a pressão aumenta.
    É um facto que as coisas poderiam ter corrido de forma completamente diferente neste últimos encontros e que o Wawrinka é hoje, um jogador infinitamente melhor do que o era há 2 anos, mas ainda precisa de aprender como não perder jogos!

    ResponderEliminar
  2. rikardo mais gozo ainda deu-me ontem o Granollers ser completamente outplayed pelo nº 166 do mundo :D viste esse jogo?

    ResponderEliminar
  3. o grannolers nao admira, ha muito que nao anda a jogar puto

    ResponderEliminar
  4. Vi! A cada pancada só me lembrava da vitória do Rosol contra o Nadal no USOpen do ano passado...
    Um manco de ténis super agressivo vindo das profundezas do ranking ATP começa a disparar winners a cada contacto com a bola e durante aquele jogo, podia vir o Super-Homem ou o Songoku que apanhavam no pelo da mesma forma! A sério... Parecia mesmo esse jogo tirado a papel químico!
    É verdade que o Granollers não estará a jogar o seu melhor ténis, mas esse tipo de jogadores que a única coisa que sabem fazer é rodar o braço, às vezes têm jogos destes...
    Grande exibição de um tipo que acho que nunca tinha visto jogar na vida eheh :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. espero que não estejas a colocar o Nadal nesse "tipo de jogadores que a única coisa que sabem fazer é rodar o braço, às vezes têm jogos destes..." :o

      Eliminar
    2. acho que ele se estava a referir ao Rosol e ao Dancevic...

      Eliminar
    3. Sim... Referia-me obviamente ao Rosol e Dancevic (especialmente o Rosol, que do Dancevic conheço pouco)

      Eliminar
  5. pateta esse Granollers, em best-of-5 nem um break fez ...
    mas cómico foi outro jogo da Davis entre o berlocq e kohlschreiber ...
    no último set o kohlschreiber lesionado, nem sequer se mexia, servia "à menina" e mesmo assim o berlocq não conseguia ganhar um ponto ... o último jogo de serviço do kohl foi 40-0 com serviços a 20Km/h sem sair do sítio! teve que ser o kohlschreiber a desistir! lol
    o mercado estava incrédulo :o

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nao vi o jogo mas já vi que perdi festa. é muito habitual o adversário do lesionado sentir-se pressionado e jogar mal...muito habitual mesmo.

      Eliminar
  6. Eu pouco ou nada percebo de ténis, e só há pouco tempo comecei a jogar, nem um ano. Antes disso admirava o Nadal e hoje em dia depois de jogar ainda admiro mais. Sei pelo João que não é primoso tecnicamente, mas a mim dá-me gosto vê-lo jogar, ali ao fundo do court a mandar pastel enrrolado de um lado para o outro com uma precisão e força incríveis, e a forma como se movimenta etc... pode não ser da onda de amortis e essas coisas, mas ele não tem medo, vai para cima, sempre a atacar.

    Do Raonic, isso não gosto mesmo, jogos secantes como espectador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais acrescento que para mim o Ténis, não sendo o meu desporto de eleição, mesmo como espectador, acho que fica ainda mais pobre sem um Federer no máximo e sem Nadal como tem andado... Murray e Djokovic nunca me tiraram o sono. São os melhores actualmente, mas não me marcam tanto como os outros dois.

      Eliminar
    2. o nadal n tá sp a atacar, ele é mt bom a defender e a contra atacar. fazer winners ao nadal é quase impossível. quem tá sp a atacar são os americanos, mas o tenis também não é como o futebol, a defesa pode ser tão ou mais bonita que o ataque.

      eu prefiro o federer mas gosto muito dos 4, cada um à sua maneira

      Eliminar
    3. E aqui fica espelhado o meu conhecimento sobre Ténis :P Pensei que aqueles bajardos fossem atacar eh eh, mas fica a nota. Sim Federer joga demasiado mesmo. Perder Federer e Nadal no Ténis era tipo perder Messi e Ronaldo no fut.

      Eliminar
    4. Daniel não tou a dizer que ele n ataca, mas não está sp a atacar. a base do ténis dele é a defesa consistente, dps vem o ataque com as oportunidades.

      vê este vídeo, um dos melhores pontos dele:
      http://www.youtube.com/watch?v=MoB8fUIBYLQ

      isto é típico nadal, sempre a defender bolas impossíveis dps na oportunidade ataca com aquela xouriçada em efeito.

      Eliminar
    5. O meu jogador favorito é também o Nadal, mas para mim, o melhor jogador do mundo é (com alguma margem) o fantástico Djokovic! Quando todos os seus oponentes estão a jogar a 101% e parece que o jogo está equilibrado ele tem sempre um nível acima. Nem sempre o atinge, mas quando o Djoko está ao seu absoluto melhor, não há absolutamente ninguém a jogar neste momento que lhe consiga fazer frente (tirando o Nadal em terra batida). O homem fica completamente possuído!!! Isto é obviamente uma opinião pessoal...
      Agora no que ao espectáculo diz respeito, poucos jogos igualam as emoções proporcionadas por encontros entre o Nadal e o Djoko. Devido à excelente mobilidade dos dois e capacidade de tirar coelhos da cartola. Há sempre pontos espectaculares entre estes dois!

      Infelizmente (e peço aos anjinhos para estar completamente errado nisto) acho que o Nadal dificilmente voltará a ser o que já foi. Ele não vai alterar a maneira física como joga e aquele pobre joelho já pede tréguas. É uma pena, porque ele adiciona muita emoção ao circuito

      Eliminar
  7. Boas
    para acompanhar o debate mando a minha dica
    Meu favorito e isolado é e será sempre Federer.. classe pura.
    Mas adoro o Nadal. È o meu 2ndo favorito e so quero q o nadal perca se for contra o fedex. Mas é indiscutivel que o djokovic a nivel de qualidade de jogo está há mais de 2 anos intocavel como sendo o melhor do mundo

    O gajo ta muito forte. Mesmo assim nao consigo gostar dele lol. Quero sempre que ele perca seja com quem for :P

    ja agr deixo aqui um link do melhor jogo que ja vi na minha vida ( a nivel de intensidade/qualidade, quem viu este jogo sabe o que quero dizer lol) final us open 2011
    2 pontos http://www.youtube.com/watch?v=vU4xY_IW4-8
    resumo 15 minutos 3º set http://www.youtube.com/watch?v=iYkXZwhdRBk


    claro que ha outros jogos brutais como por exemplo a final de wimbledon 2007, e muitos outros. Este quem ve pelo score nao teve grande historia, mas aquele 3º set... eu nc vi nada assim ( e sigo tenis ha quase 20 anos :P)

    cumps diogo1

    ResponderEliminar
  8. em relação a este senhor stanislas, só me recordo do jogo frente ao seppi no masters de roma o ano passado. teve tudo para fechar em 2 sets. teve a vencer 5-3, e 40-15 no seu serviço e não fechou. Teve a vencer 6-3 no tiebreak do 3ºset com 2 pontos no seu serviço e foi perder 6-8. Fiquei-le com um pó...

    ResponderEliminar