terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Vida nova...


Tal como muitos outros traders com quem falo, arranjar um escritório fora de casa foi algo que sempre pensei fazer mas que nunca dei grande prioridade e fui deixando andar. Nunca vi isso como algo absolutamente necessário nem que fizesse grande diferença, então fui deixando andar.
Curiosamente, graças às falhas recentes que a minha Internet tem tido em casa, acabou por surgir a oportunidade de experimentar fazer trading num escritório ao lado de um grande amigo que também é trabalhador independente. É um escritório bem no centro de Lisboa, onde trabalham várias pessoas, mas temos uma sala só para  nós de forma a podermos estar concentrados e à vontade. 
Nunca vi isso como algo que fizesse grande diferença mas a verdade é que fez uma diferença enorme no meu bem estar! A diferença está no sair de casa todos os dias, preocupar-me com o que vestir, com o lanche que vou levar, apanhar o metro, estar a trabalhar com companhia em vez de estar fechado em casa, sair à rua nos intervalos, separar a vida profissional da pessoal. São pequenas coisas que fazem uma enorme mudança no nosso espírito e parece que de repente todos aqueles defeitos, que tornavam esta profissão menos perfeita, se dissiparam.
Se são profissionais de trading, principalmente em horário laboral (cavalos, cães, ténis a maior parte do ano), e tiverem esta oportunidade, é um passo que recomendo dar. Mesmo que não tenham amigos com quem se possam juntar, existem vários escritórios de co-working indicados para profissionais independentes que queiram ter um ambiente de trabalho normal, longe do isolamento social. 
Esta mudança foi para mim a melhor green deste mês.

22 comentários:

  1. Olá João,

    Parabéns pela iniciativa. Confesso que foi algo que já pensei várias vezes, mas tal como dizes, creio que só faria sentido se negociasse em horário laboral.

    Realmente é impressionante como são as pequenas coisas que fazem a diferença, pelo que não é preciso ir atrás de grandes mudanças. Porventura foste para os escritórios de empreededorismo em Alcântara?

    Cumps

    ResponderEliminar
  2. Muito bom parabéns, sabes de algum site com informações acerca disso ?

    ResponderEliminar
  3. Sempre a evoluir! E num verdadeiro ambiente de trabalho e em espirito de equipa ainda melhor, andar de metro nunca foi tão bom, só falta mesmo o passe + um quadro e canetas de acetato ;D

    ResponderEliminar
  4. @PP onde eu estou nem tem nada a ver com co-working nem trabalho independente, a empresa pertence à familia deste meu amigo, daí a oportunidade.

    @Anónimo pesquisa por "co-working"

    @Ricardo e os cavalos pendurados na parede ;D

    ResponderEliminar
  5. Deve ser sem dúvida outro feeling, de muito mais responsabilidade e seriedade, mas infelizmente no futebol é mais complicado porque implica ter um serviço de TV com SporTv e afins, além dos jogos serem praticamente sempre à hora do jantar, excepto ao fim de semana.

    Mas para Cavalos e Ténis (quando é nesses horários) dá perfeitamente.

    ResponderEliminar
  6. era o que mais desejava era encontrar um desses escritorio. Mas é complicado encontrar esse tipo de coisas para quem faz futebol, o ideal seria com alguem que fizesse o mesmo nos. Maior parte dos jogos de futebol é ao fim de semana ou depois das 18h o que se torna mais complicado para o ambiente de trabalho ser "perfeito".

    Eu ate ja pensei falar com o meu actual chefe da edp e pedir-lhe para ficar la depois do contrato acabar mas ha pouquissimos jogos durante o horario de trabalho 8:15 as 17:00. (de vez em quando aceito 1/2 meses por uma empresa de trabalho temporario e ele deve de acabar em Fevereiro)

    ResponderEliminar
  7. Exacto Tiago, o Futebol é diferente nesse aspecto e o feeling do escritório não poderia ser igual por causa das horas. Um trader de futebol para conseguir ter esse tal sentimento de fazer alguma coisa, durante o dia faz a sua vida e as suas coisas, ao fim do dia senta-se e durante aqueles 90 minutos (ou 30 às vezes lol) faz o seu dinheiro, e amanhã é outro dia para preencher com outras coisas que não trading, até chegar o fim do dia novamente.

    Em Cavalos, por exemplo, já se tem uma rotina mais próxima de trabalhador, aquele horário de tarde e diariamente. O Ténis idem, se os jogos desse torneio em especial forem diurnos.

    Isto leva-nos também para outra questão pertinente, que é o facto consensual do trading em futebol ser menos exigente a nível de tempo. O rácio Minuto vs €uro é bastante superior, acabando por ser um pouco "estranho" ter um escritório para ir trabalhar às 19h e ir embora às 20h30.

    ResponderEliminar
  8. exactamente, nao fazia sentido estar num escritorio longe de casa para trabalhar 90 min e vir embora, ainda por cima na hora de jantar hehe era mais o tempo de viagem que o tempo de trabalho.

    mas mesmo assim tenis deve de haver muitos torneios de noite... nao fazia ideia que havia tantos jogos de tenis a tarde.

    ResponderEliminar
  9. As minhas aventuras no ténis foram praticamente sempre de tarde, antes do futebol, sempre em circuito Feminino. Há bastantes jogos nesses horários.

    btw Tiago Lazio vs Juve outra vez loucura de jogo :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. haha este correu-me mal :P fui apanhado contra o golo da juve e nao os tive no sitio para meter o lay no canto.. ainda tive o dinheiro e o rato em cima da odd mas nao consegui lol

      (desculpem o off topic)

      Eliminar
    2. isso, vão lá falar de futebois pó outro lado :p

      Eliminar
  10. Boas a todos,

    Penso que ter um escritorio fora de casa pode ser bom, o meu é no predio onde moro mas fora de casa, onde posso trabalhar concentrado e em silencio.

    No entanto, embora trabalhar com outros possa ser visto como muito positivo, penso que se estão a esquecer de algumas coisas que fazem muita gente que trabalha em escritórios desejar trabalhar em casa.

    Num trabalho com outras pessoas há sempre aquelas guerrinhas entre as pessoas, as invejas, principalmente contra pessoas trabalhadoras, dedicadas e que têm sucesso, e uma serie de outras situações que a mim me desagradam, por isso prefiro trabalhar sozinho do que num ambiente de guerra como existe em muitas empresas, e o mesmo poderá acontecer em espaços em que as pessoas são trabalhadores independentes.

    Penso que para nos precavermos disto convém saber bem para onde vamos e com quem vamos trabalhar, pois assim é capaz de se evitar muitos problemas no futuro.

    ResponderEliminar
  11. Jorge eu aqui de certeza que não vou ter esse problema ;)
    Acho que num escritório de partilha entre trabalhadores independentes haverá menos tendência porque ninguém está a competir com ninguém por nenhuma promoção ou coisa que o valha, mas como nunca vivi essa experiência não sei, mas vou estar atento a essa situação no futuro... abc

    ResponderEliminar
  12. Boas João e a todos!

    Não estou a dizer que vai acontecer, mas confesso que quando esse ambiente existe é complicado até uma pessoa se concentrar para trabalhar.

    Posso contar coisas que se passavam em empresas, em que os "chefes" chamavam nomes às pessoas, mas a mim não faziam isso nem à minha frente porque eu sou torto e não deixava. Se visse isso punha logo essa pessoa em sentido mesmo que fosse o dono. Não admitia isso e geralmente arranjava uma forma sublime de os lixar. Fazia frente fosse a quem fosse, nunca tive medo.

    Na universidade nunca passei cartão a ninguem, tecnica que uso no dia-a-dia e que funciona, mas a minhas colegas diziam mal de mim nas costas por eu fazer o trabalho que me era pedido.

    Acredita que ninguém cobiça os mediocres, apenas os que são competentes, os trabalhadores ou os que têm sucesso.

    ResponderEliminar
  13. bem, felizmente patrão é coisa que não tenho por isso estou tranquilo.
    quanto a problemas com colegas não posso falar muito.
    tive apenas dois trabalhos na minha vida, num call-center e como professor de surf e em ambos o ambiente era espectacular e confesso que tenho saudades desse ambiente. na universidade idem, fiz sempre grandes amizades, também tive colegas mais hostis mas sempre lidei bem com isso, nunca me preocupou muito o que os outros dizem nas costas.

    não acredito que seja numa escritório onde ninguém esteja relacionado com o meu trabalho que isso vá acontecer, mas caso aconteça, lidarei bem com isso como sempre o fiz, não me vou refugiar em casa por causa de eventuais problemas desses...

    de qualquer forma agradeço os teus conselhos, se um dia me mudar para um escritório de co-working, irei estar atento, nada como experimentar. para já estou entre amigos ;)

    ResponderEliminar
  14. Boas,

    O melhor é como vais fazer entre amigos, porque o ambiente é mais descontraido.

    E quanto a trabalhar em co-working o que não vai faltar é espaços desses por ai, com a crise eles vão ter que alugar os escritórios, e nem sei se os centros comerciais não se vão transformar em escritórios como prevejo, pois não há dinheiro para comprar e as lojas vão fechar na sua maioria.

    Esqueci-me de dizer um pormenor das minhas turmas da universidade, é que eram turmas só de mulheres, portanto ao contrario do que muitos poderiam pensar que seria o paraiso, pelo contrário é o inferno, é intragável com as constantes guerras entre elas e ou te afastas de todas ou tás lixado. Eram poucos os rapazes que conseguiam tirar o curso de tradução devido ao ambiente que havia nessas turmas, diziam os professores.

    Mas foi bom, aprendi muito e sei como funcionam as mulheres. O que mais gostava era elas pela frente era tudo beijinho, beijinho umas às outras, pelas costas era aquela cabra disse isto ou fez aquilo. Era o que eu achava mais engraçado e dizia-lhes.

    Mas isso são outras historias, mas o conselho que deixo é que é preciso ter muito cuidado quando se trabalha com muitas mulheres!

    ResponderEliminar
  15. Boas,

    O melhor é como vais fazer entre amigos, porque o ambiente é mais descontraido.

    E quanto a trabalhar em co-working o que não vai faltar é espaços desses por ai, com a crise eles vão ter que alugar os escritórios e nem sei se os centros comerciais não se vão transformar em escritórios como prevejo, pois não há dinheiro para comprar e as lojas vão fechar na sua maioria.

    Esqueci-me de dizer um pormenor das minhas turmas da universidade é que eram turmas só de mulheres, portanto ao contrario do que muitos poderiam pensar que seria o paraiso, pelo contrário é o inferno, é intragável com as constantes guerras entre elas e ou te afastas de todas ou tás lixado.
    Eram poucos os rapazes que conseguiam tirar o curso de tradução devido ao ambiente que havia nessas turmas, diziam os professores.

    Mas foi bom aprendi muito e sei como funcionam as mulheres. O que mais gostava era elas pela frente era tudo beijinho, beijinho umas às outras, pelas costas era aquela cabra disse isto ou fez aquilo. Era o que eu achava mais engraçado e dizia-lhes.

    Mas isso são outras histórias, o conselho que deixo é que é preciso ter cuidado quando se trabalha com muitas mulheres!

    ResponderEliminar
  16. isso é verdade! na minha faculdade era 70-80% mulheres e elas são mesmo assim...
    os meus amigos também diziam que eu tinha muita sorte mas não é assim como eles pensam.

    abraço Jorge

    ResponderEliminar
  17. Jorge Monteiro queria aqui prestar-te a minha homenagem, tenho 46 anos e sou casado há 17 e ainda não sei como funcionam as mulheres :-) , aliás se vires bem alguns jogos do wta são bem o reflexo da instabilidade das mesmas , se viste o jogo Sofia Ardvison-Cornet em Paris ...

    Abraço

    ResponderEliminar
  18. Paulo e dizem que as mulheres têm uma inteligência emocional superior à dos homens... o ténis é um bom exemplo de como isso é falso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As meninas do WTA precisam de se deitar no divã do psicanalista ... :)

      http://www.youtube.com/watch?v=Zcv_HvyhuwM

      Eliminar
  19. Boas a todos!

    Paulo C, não sou perito nenhum em mulheres, apenas aprendi que o melhor a fazer é não lhes dar corda, não entro nos joguinhos psicológicos delas, geralmente dou uma resposta que não dá espaço para resposta da parte delas (quando se trata de mulheres que querem picar um gajo).

    Todos devem saber que as mulheres são peritas em fazer joguinhos psicologicos, é a sua razão de viver, se não lhes dermos corda acaba por ali, se lhes dermos corda ou temos jogo de cintura e argumentação ou então elas ganham. Ainda assim é preciso saber que elas encontram sempre uma maneira de ganhar, mas como eu tb sou assim, geralmente acaba empatado e elas lixadas!

    Mas confeço aqui que tive de parar de estudar durante 2 anos para me preparar mentalmente e que não podia ligar às guerras delas, que tinha de voltar à universidade e apenas fazer o curso e nada mais.

    Penso que as razões das jogadas delas eram também por uma coisa que me lembrei agora, que era o facto de o curso ir acabar naquela universidade e nos terem quase obrigado a fazer o 2º ano e o 3º ano apenas num ano. Eu penso que fui o unico que consegui fazer isso e talvez dai a "irritação" delas para comigo.

    Se perguntarem a uma mulher se prefere trabalhar com homens ou com mulheres, ela escolhe trabalhar com homens porque sabe as guerras que elas fazem umas com as outras. Experimentem perguntar!

    ResponderEliminar