domingo, 13 de janeiro de 2013

Pergunta #2

O jogador A está entre o top 10 do ranking ATP e joga contra o jogador B, que está rankeado entre 90 e 100. O jogo está 3-3 no primeiro set e a odd do jogador A é de 1.20. O jogador A está a fazer um jogo bem abaixo do seu rendimento habitual e o jogador B está com uma excelente performace, e por isso neste momento o jogo está muito equilibrado e impossível de prever o vencedor.

A pergunta é: qual a odd justa para o jogador A?

13 comentários:

  1. obviamente que ganhar 20 centimos por cada euro apostado nessas circunstancias não compensa o risco, mais vale ficar de fora ou ir no underdog.

    cumps

    ResponderEliminar
  2. certo, mas a pergunta é: qual a odd que darias como justa ao jogador A? 1.5? 1.75? 2? 2.5? 3?

    ResponderEliminar
  3. assim do nada nao dava nenhuma .acho facil de dizer se o odd é injusta, agora dizer qual seria a justa ja é mais dificil. levava um lay e deixaria o mercado ajustar ate onde me desse confiança.

    cumps

    ResponderEliminar
  4. João! Na minha opinião tinhamos de ter uma série de outros factores em conta..se estávamos na presença de um ATP 250 ou de um Grand Slam por exemplo!
    A opinião do mercado nesse momento é praticamente a mesma em todas os jogos com essas características: o jogador mais rankeado, com mais ou menos esforço vai acabar por arrancar para a vitória quando assim o decidir! Verdade seja dita que se estivemos num Grand Slam, é possivel que existam mesmo 80% de hipóteses de isso vir a suceder...mesmo com esse filme que pintaste, mas se me disseres que isso sucede num torneio 250 ou até mesmo 500, em ante-vesperas de um 1000 ou Grand Slam..provavelmente terei que te dizer que o mercado está a sobre-avaliar o favorito, e nesse caso, pelo experiência, tinha de considerar essa odd como injusta, e talvez faze-la subir um pouco mais...não te consigo quantificar, mas diria que se o mercado fosse equilibrado, essa odd deveria estar nunca abaixo de 1.40/1.45...porque apesar de estar a jogar mal, ou sem interesse...ele continua a ser o favorito com o 3-3...
    A minha especialidade são os mercados de futebol...mas quis deixar aqui os "my two cents" sobre isto, porque é esta a minha opinião!
    Um abraço João!

    ResponderEliminar
  5. The Trader obrigado pela tua resposta. Tocaste em pontos muito importantes que eu provavelmente vou falar na resposta! No entanto para já procuro algo mais simples. Vamos "jogar" apenas com a pouca informação que vos dei, e ignorar se é um ATP 250 ou Grand Slam e se o favorito é um Andy Murray que normalmente se está a marimbar para os torneios menos importantes ou se é um David Ferrer que se compromete ao máximo em todos os torneios que participa...

    O que interessa agora é que temos um favorito com uma odd obviamente injusta (1.20).
    Nesta altura temos um encontro *equilibrado* e *imprevisível* entre um favorito e um underdog, e portanto neste jogo em específico qual seria a odd mais justa para o favorito? ;)

    ResponderEliminar
  6. Ok João!
    Sendo assim, e "keeping it simple", eu diria que se é impossivel prever o vencedor, as odds justas nestas circunstâncias num mercado "perfeito", ou melhor, a odd justa teria de ser 2.00...mas como é impossivel os mercados ignorarem esse aspecto de favoritismo e rankeamento, na minha modesta opinião, e tendo em consideração o teu panorama, eu diria que a odd se deveria situar entre 1.60 e 1.75!
    Abraço!

    ResponderEliminar
  7. Obrigado pela tua resposta ;) Exacto, é apenas a tua perspectiva de punter (apostar e deixar a aposta ir até ao fim) que eu queria,e por isso, não interessa a forma como o mercado se comporta, só queria mesmo saber qual a odd que acharias justa tendo em conta a situação :)

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  8. A tendência natural será dizer que a odd justa para o A será de 2 ou mais. Afinal, se estão equilibrados, não há muito que enganar, certo? Bem...

    A vantagem do trading é que - e apesar de isto parecer completamente absurdo - é relativamente possível diferenciar uma "odd punter" de uma "odd trader". Ou seja... Eu consigo analisar um momento de jogo e para aquele exacto instante, na minha análise, a probabilidade de A ou B ganharem um ponto é igual. No entanto, se estivermos a analisar uma odd verdadeiramente justa para o encontro, as coisas não serão bem assim.

    Tendo em conta o factor "NITRO" (:D), o facto de o favorito ter na reserva um nível exibicional bem acima e o "rafeiro" não, torna-o bem mais perigoso. Para o bem ou para o mal, nunca conseguimos (e devemos?) por completamente de parte as capacidades de um ou outro jogador possam ter em reserva.

    Assim, sabendo que o jogador A é do top 10 (como tal terá uma excelente capacidade de lidar com a pressão e um nível BEM acima do exibido até ao momento) e que o B anda nos 100 (mais susceptível a ceder nos momentos chave de um encontro), sem mais nada eu diria que o A, não deveria andar acima de 1.5!
    Obviamente que tudo dependeria dos jogadores em conta e das exibições, mas assim muito por alto com este exemplo, pela minha experiência, atiraria algo como 1.4 - 1.45 que já é menos de metade da probabilidade inicial que o A tinha de ganhar....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João,

      Se queres uma quantificação diria que o favorito deveria estar nesse momento a 1.66, ou seja com probabilidade de cerca de 60% para vencer. Digo isto, assim como o meu vizinho diria 1.70, o Manuel 1.72, o Zé da boina 1.57, etc, etc,..! Mercado todo opina e quase sempre de forma pouco racional...!

      Contudo, para mim o relevante não será isso nunca, ou seja a opinião do mercado. O relevante será sempre o teu set rules que identifca que o 1.20 preenche o teu risk/reward , ou seja, é uma odd preciosa em função do teu stop, e em função do teu momento de take profit no mercado. Se tens o edge no quadro total, avanças sempre sem hesitar. A partir daqui o que o mercado nos oferecer é sempre bem vindo, quer seja um PL positivo ou negativo.

      Lewis

      Eliminar
  9. Tiago Alves

    Depende do set que estaria mos a jogar mas partindo do principio que é um terceiro set ( atp 250 / 500 / 1000 ) ou um quinto set grand slam a odd justa nesse momento nunca poderia estar abaixo dos 1.50 pois na minha opinião o favorito segundo esses factores mencionados nunca poderia ter uma percentagem de acima dos 65% de ganhar o jogo.

    ResponderEliminar
  10. Boas João, apesar deste post não ser o mais adequado gostaria de te pedir ajuda para a resolução de um pequeno trigger, já percebi que te consegues mover com os triggers coisa que a mim só me dão erros por falta de algo que ainda nao entendi. Se tiveres disponibilidade diz alguma coisa para o meu mail que eu envio-te o trigger e o problema que surge.

    jpc@sapo.pt
    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Recebo o e-mail devolvido a dar erro, envia-me tu para o e-mail que está no canto superior direito do blog. abc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas joão de facto houve um pequeno lapso no mail. Já enviei para o teu mail.
      Abraço

      Eliminar