terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Pelos olhos de um trader...


Tenho acompanhado os jogos pela Eurosport e os mais recentes tiveram o convite do Professor Damasceno, um treinador de ténis, para comentá-los. Apesar das suas duvidosas capacidades de comunicação, a verdade é que este senhor entende muito o jogo e tenho aprendido muito sobre aspectos tácticos, estratégicos e psicológicos no ténis. 
Ontem estava a fazer o jogo da Li com a Radwanska que estava a ser acompanhado por este comentador. Apesar de ele perceber muito mais de ténis que eu e captar pormenores que eu não reparo, o senhor quase jurava a pés juntos que o encontro ia ser disputado e iria a 3 sets. Já eu, o que vi no jogo foi uma Li que entrou com muitos erros, mas que quando jogava bem conseguia pressionar facilmente  o jogo da Radwanska. Ela assentou o seu jogo já a partir do final e para mim o cenário mais provável seria a Li ganhar o 1º set, e após um set inaugural de equilibrio falso, a Li iria ter um 2º set mais tranquilo, o que aconteceu, mesmo considerando o seu relaxe comum após a vitória de um set.
Talvez eu tenha tido sorte e a minha análise esteja errada, admito isso. Mas diria também, que por mais experiência e conhecimento que se tenha num desporto, é totalmente diferente se o objectivo é analisar as características  do jogo ou se o objectivo é antecipar cenários.
Não posso falar muito de ténis porque nunca vi  ténis sem ser com os meus olhos de trader, mas falando no futebol que quase todos vemos desde pequenos, assim que a ladder está ao lado do ecrã, os nossos olhos vão reparar em pormenores que secalhar nem o melhor analista de futebol repararia. Penso que os traders de futebol poderão confirmar isto?

Não sei se os meus olhos de trader seriam  úteis para auxiliar um atleta de topo. Alguem me quer dar emprego? Ainda vou a tempo de fazer as malas e apanhar o avião para Melbourne...

25 comentários:

  1. Olá João,

    Acho que um comentador tem uma análise mais centrada no indivíduo / equipa do que propriamente no jogo. Pode reparar no potencial técnico e táctico, mas ser incapaz de aperceber-se do momentum do jogo. E quando se apercebe, já é tarde demais para um trader conseguir explorar esse "acontecimento".

    Por exemplo, várias vezes no futebol reparo que uma equipa pode atacar continuamente o adversário, ter posse de bola, e o comentador dizer que domina o jogo. No entanto, a equipa que defende não tem grandes problemas em fechar os espaços, em cortar os dribbles, e depois quando ataca demonstra maior acutilância. Só depois de umas quantas jogadas, ou até mesmo após um golo, é que esse comentador diz "a equipa anulou perfeitamente o adversário e soube explorar o ataque", mas se o golo for da outra equipa que estava sempre a atacar, seria "um golo que se esperaria a qualquer momento, a favor do rumo do jogo" :-)

    Por isso creio que um comentador pode ter um conhecimento muito bom em termos individuais sobre o jogador ou sobre a equipa, mas só se aperceber do verdadeiro momentum do jogo depois da ocorrência dos acontecimentos.

    Não sei se um trader conseguiria auxiliar um atleta.. Dizer ao jogador que estás a ser facilmente pressionado, é algo que esse jogador já deverá saber dentro de campo, mas que poderá ser incapaz de contrariar. Porque no fundo, o que mexe o mercado é a percepção do sentimento dos jogadores dentro de campo.

    Cumps

    ResponderEliminar
  2. Ora ai está um desafio que desde que me iniciei nas apostas achei que seria fabuloso... conseguirá um bom trader/apostador obter bons resultados como treinador ou, ainda mais interessante na minha opinião, conseguirá um treinador de topo dar um bom trader? Um mourinho/guardiola em frente a um ecrã a trabalhar com probabilidades, qual seria o resultado? Confesso que pagava um bom dinheiro para ver um desafio destes ser concretizado!:)

    ResponderEliminar
  3. @PP claro que o último parágrafo foi mais uma brincadeira, a minha utilidade ia ser perto do nulo. Mas quem não gostaria de integrar na equipa de um jogador de topo. um federer...ou uma sharapova :P

    @Joel Pinto, somos dois! Julgo que o Freitas Lobo já se pronunciou sobre esse tema mas não sei o que disse ele. julgo que o conhecimento técnico é bastante útil, perceber as características e as fases de um jogo de ténis ajudou-me bastante. mas é util até um certo ponto. o mindset de um trader é sempre um bem necessário. um abraço

    ResponderEliminar
  4. Eu cheguei a enviar um e-mail ao Freitas Lobo há muito tempo, a perguntar se ele conhecia a actividade e o que achava de experimentar estar ao lado de um trader, em que o trader trataria de traduzir os números/probabilidades e conjugar com a sua análise. Não tenho dúvidas que o LFL com aquele conhecimento e avaliação do jogo daria um bom trader de posições longas. Num ataque/posse de bola de uma equipa, em que apenas conseguimos ver a bola a circular e a equipa a atacar, o LFL consegue perceber como está a defender o adversário, quantas linhas coloca, que jogadores estão encarregues de pressionar determinado espaço, a eficiência com que o fazem, etc. Ele fazendo estas análises momentâneas ao fim de 3 jogadas já está a dizer o que está mal e bem e quem é mais provável chegar ao golo. Seria espetacular trabalhar com uma pessoa dessas ao lado, ou na melhor das hipóteses chegar perto do seu nível da análise.

    É algo que também trabalhei com o tempo, e o Joao é testemunho quando falávamos com amigos nossos e eu esboçava uma opinião contrariada por "mas eles estavam a massacrar", enquanto eu achava que isso não era verdade, etc.. mas não é uma coisa fácil de fazer, essas análises espetaculares, e decerto o LFL é peça rara nesse aspecto. Não conheço mais comentadores com essa capacidade, e sobre esses sim podemos dizer que nós traders, temos por vezes melhor análise e reparamos em mais coisas.

    ResponderEliminar
  5. A única coisa de que me recordo ver o LFL fazer era, numa campanha promocional para uma casa de apostas que já não sei qual era e em conjunto com um fórum de apostas português, lançar alguns palpites sobre alguns jogos, mas sempre em pré-live. Dos poucos que vi acho que falhou a grande maioria, mas o que estámos aqui a falar é completamente diferente...

    ResponderEliminar
  6. Não falhou a grande maioria, pelo contrário, a casa chegou a hipotecar tirá-lo de lá porque ele tinha uma taxa de acerto alta. Isto foi-me confidenciado :)

    Além disso apostar antes dos jogos é outra história, está relacionado com o trading, mas para mim não tem absolutamente nada a ver.

    ResponderEliminar
  7. Não, ele começou bem mas acho que entretanto teve uma bad run tremenda...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito, eu vi mesmo muito poucos prognósticos dele, por isso se calhar apanhei essa altura de maus resultados, pois a impressão com que fiquei é que realmente a sua performance como punter não era lá grande coisa!:) Mas tal como o Daniel disse, este tipo de analises não tem nada a ver, o que interessa verdadeiramente é o que se passa durante o jogo e aí sim, acredito que a capacidade de análise do LFL associada a um conhecimento profundo dos mercados daria belos frutos... Um exercício que hei-de experimentar fazer, simular um conjunto de apostas/trades baseado exclusivamente nos comentários dele durante o jogo... será que resulta!;)

      Eliminar
  8. João, jogo ténis há uns 10/15 anos, não sou um LFL disto mas acho que percebo um pouco pelo menos...

    Com isto quero-te dizer que fui ao post da eurosport no facebook "mandar vir" com eles porque os comentários desse professor que nem sei o nome nem me interessa estavam a dar cabo de mim, não estava a fazer trading, queria relaxar, ver uns bons jogos, mas aqueles comentários acabaram com tudo.

    Que seja professor, que saiba mais que eu e que 99,99% das pessoas, mas desde quando é que o ténis é um desporto rígido? Digo isto porque ele pôs-se para lá a falar de zonas, e que a Radwanska devia jogar na zona 3, e que o amorti é um aproach, e que se a Li está numa posição a Radwanska devia estar na zona 2, durante o jogo do Ferrer falou em corredores (a, b, c, d, e) em que cada um devia jogar, numa escala de cores do tipo de jogo. Isso não existe, um jogo entre 2 jogadores, capazes de pancadas que são totalmente imprevisíveis, não se pode vir dizer que se tivesse em zona x ou corredor y a resposta era um winner.

    Fiquei logo com total descrédito a esse professor e aos próximos comentadores que forem convidados pela eurosport!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo ele comentou o jogo da Wozniacki e disse coisas muito interessantes. O problema foi que ele foi mt elogiado no facebook e convidaram-no de novo e então entusiasmou-se. Ele claramente não tem acompanhado o ténis profissional porque nem conhecia a radwanska, e da forma que falou do almagro não o conhecia claramente. a história das zonas foi levantada por um telespectador do facebook e já sabes como é, estes professores gostam muito de teorias. mas filtrando estas desinformações acho que ele disse coisas muito interessantes principalmente no dia anterior em que ainda não estava com o pé no acelarador.

    quanto ao jogo do ferrer só vi um bocado...não aguentei com o sono. e era um jogo que no meu entender tinha grande probabilidade de subir a odd, comentei isso com o rikardoGoulart, mas já estava cansado. Quando acordei hoje até tive um colapso quando vi o resultado :P

    Bem e se jogas ténis à 10/15 anos pode ser que um dia destes me venhas dar uma cabazada... ;) um abraço

    ResponderEliminar
  10. Até me esqueci de falar sobre isso da Radwanska, quando começa o jogo e ele pergunta ao Pedro Keul (não sei se era ele) se aquela se chamava Radsvanka ou Rasvanka fiquei logo de pé atrás.. E no meio/final do 1º set já dizia que a Radwanska era das melhores tenistas. Insiste sempre no mesmo, no jogo do Ferrer para distinguir os erros não forçados dos erros forçados foi um filme autêntico!

    ResponderEliminar
  11. sim eu partia-me a rir quando ele se referia à radwanska como "a outra", e depois não conseguia dizer radwanska. mas olha ele foi muito mais interessante no jogo da wozniacki, foi pena não teres visto porque tinhas ficado com uma impressão melhor. um abc

    ResponderEliminar
  12. Sim Joel, também concordo. Apostar antes dos eventos, principalmente em futebol, é mesmo como pegar numa AK-47 e começar a disparar no escuro.

    ResponderEliminar
  13. Daniel estás a falar disto? http://www.youtube.com/watch?v=0_lc81P-R8k

    ResponderEliminar
  14. bem e já estou arrependido de ter dito palavras simpáticas para este comentador. já começa a ultrapassar o ponto de saturação!

    ResponderEliminar
  15. Felizmente amanhã já não deve aparecer, quase de certeza.
    Abraço,
    JPS

    ResponderEliminar
  16. Acabou agora o jogo da Azarenka e uma das poucas coisas úteis que o tal comentador disse hoje foi referir a fragilidade mental / confiança da Azarenka em alguns momentos do jogo. Concordo com isso e diria até mais, se ela não trabalhar esse aspecto rapidamente perderá o n.º 1 em breve e muito dificilmente o voltará a recuperar.
    Vai começar daqui a nada o jogo da Serena Williams. O que achas da odd de 1,05 João? Estou ansioso por ver a Sloane Stephens :)
    Já agora tenho-me esquecido de perguntar, o que estas a achar / achaste do TennisInsight?
    Abraço,
    JPS

    ResponderEliminar
  17. Como tenho tido bons resultados e hoje é dia de odds baixas com menor probabilidade de subir muito (ao contrário de ontem no ferrer) resolvi tirar um dia de descanso, apesar de estar acordado e a ver os jogos na mesma.
    a odd não tenho nada a dizer, a serena é muito melhor e está em forma.
    quanto ao tennisinsight nao subscrevi... os sites gratuitos chegam-me e mesmo assim muitas vezes não os consulto.

    abraço

    ResponderEliminar
  18. bem, estou a ver o jogo pelo canto do olho e a williams parece estar apertada. boa sorte a quem fizer o jogo

    ResponderEliminar
  19. O que achas João? É fita? Seja ou não a Sloane Stephens está de parabéns e o meu green já está feito!
    JPS

    ResponderEliminar
  20. JPS olha tenho que confessar que tive muita sorte...hoje nem era para abrir o geeks mas estava sem sono e a ver o jogo e vi muito valor no lay, entao foi o que fiz, momentos antes do preço disparar por causa da lesão.
    ela parece estar mesmo mal, mas isso já se nota desde o inicio do 2º set que está a jogar bem pior que o habitual (daí o meu lay). notava-se no numero de serviços que não entravam e na velocidade de muitas das suas pancadas. só tenho pena de não ter carregado mais sendo um lay tão baixo eheh... abri a 1,09 acho eu e fechei acima de 2. belo lucro para um dia de folga.

    ResponderEliminar
  21. Também fiz um belo green e entrei logo de início com lay a 1,05 e depois reforçei a 1,02. Já fechei há muito tempo pois há muito que estou com a emoção a sobrepor-se à razão (na sequência de um post teu anterior). GRANDE Sloane Stephens, espero que ganhe! Espero mesmo, que jogadora!
    Abraço,
    JPS

    ResponderEliminar
  22. Eheh pois eu por acaso neste estava neutro a tradar, apesar de sempre gostar de ver uma super outsider a causar uma surpresa destas.
    De qualquer forma parabéns, eu não dava nada por este jogo, como quase todos os jogos da Serena, mas tu tiveste de pedra e cal e com confiança nos teus lays e de facto notou-se claramente que o jogo não estava a ser fácil, e por isso mesmo acabei por ligar o geeks.

    ResponderEliminar
  23. Em relação ao comentador Damasceno só vos digo que nos jogos que fiz em que ele comentou tive de baixar o som da tv pois ele perturbava o meu raciocínio , os comentários teriam toda a lógica num workshop sobre ténis ou num curso de formação para jogadores mas nunca num jogo live.
    Em relação ao Tennisinsigtht ,sou subscritor há 2 anos é muitíssimo bom , tem estatísticas para todos os gostos e custa só cerca de 35 +- € /ano

    Abraço para todos

    ResponderEliminar