domingo, 20 de janeiro de 2013

O novo desafio...


Como alguns sabem, eu não comecei a ver/jogar ténis desde pequeno, é uma paixão recente. Como tal, e porque usei a palavra "paixão", certas situações já deixam de ser indiferentes às emoções. Hoje acordei tarde (como tem sido habitual nesta semana), mas ainda a tempo de ver o Djokovic x Wawrinka a partir do meio do 4º set. A dada altura, já a meio do 5º set, como o jogo estava a decorrer, senti que qualquer preço acima de 1,7 para o Djokovic era um bom back. No entanto acabei por nem apostar porque esta análise entrou em conflito com as minhas emoções: pelo seu esforço, luta e entrega, queria mesmo ver o Wawrinka sair vencedor. Não que não goste do Djokovic, mas sempre gostei de ver surpresas e de ver underdogs superarem os seus próprios limites.

Já me aconteceu algo semelhante numa ou noutra ocasião, como por exemplo a final da Taça Davis entre o Stepanek e o Almagro. Desde que não seja frequente, para já prefiro não me envolver, mas se tiver que ser, lá terei que aceitar o novo desafio de apostar no "clube do coração".

14 comentários:

  1. Ora um post aqui no blog do desconhecido xD

    Essa situação afectou-me durante bastante tempo também, como sabes. Ao ponto de eu fugir daquele tipo de jogos para o café ou para a sala com o meu pai. Mas com o tempo acho que isso se trabalha. No meu caso apenas o comecei a fazer esta época, e ainda me custa fazer lay ao Benfica em certas situações, ainda no último derby com o Porto isso aconteceu. Um jogo em que durante 2 décadas andei aos saltos e aos gritos com família/amigos; naquele dia estava no "escritório" e gostei de ver o Benfica marcar como é evidente. Aqui é o tempo que resolve as coisas, começamos a ser cada vez menos emotivos e coerentes/imparciais, é o cérebro que se habitua a controlar, e apenas a reagir a números/probabilidades/odds. Eu de momento nem consigo ver futebol como antigamente. 2 bolas ao poste para mim era tremendo azar para o meu clube e o mundo era injusto, e os outros eram uns cagões. Hoje sei que 2 bolas ao poste equivalem a 5 remates dos outros, que foram defendidos pelo redes nem sabe como, ou a escorregadela do extremo adversário quando ia fintar e marcar golo, etc etc. You get the point.

    Big Abraço Hermano! Continua com o excelente blog.

    ResponderEliminar
  2. Ah, e queria também dizer, que enquanto te sentires assim tão emocionado com um certo jogo/jogador, o melhor mesmo é ficares de fora, como tu bem sabes, não preciso dizer. Também sabe bem ver desafios do nosso desporto favorito, passatempo perfeito. Há mais jogos para trabalhar. Se assim tiver de ser, so may be it! E eu tenho a certeza que não vais achar secante estar 1h30m ou 2h a ver um jogo com o qual estás a vibrar, e trabalhares o jogo seguinte. Amas o desporto, isso resolve todo e qualquer problema :)

    ResponderEliminar
  3. o questão nem é tanto um jogador em específico. eu que sou fan do federer não me custa fazer-lhe lay se assim se justificar. são mais estes jogos épicos e com possíveis grandes surpresas que por vezes tomo uma posição emocional que conflitua com a aposta que eu acho que tem valor. e claro que fico de fora enquanto assim tiver que ser.

    obrigado e um abraço ;)

    ResponderEliminar
  4. Olá João,

    Não poderá ser o caso de ficares desconfortável com determinados níveis de acção? Ou seja, não ser um problema de controlo emocional, mas sim de situações das quais não te sentes ainda confortável em negociar?

    Cumps

    ResponderEliminar
  5. Olá PP.

    Não, não se trata disso. como escrevi no post, refiro-me a situações excepcionais que pela emotividade do jogo, acabo por ficar a torcer por um jogador e custa-me mais apostar contra ele.

    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas,

      O meu comentário vem um bocado na linha de um problema que ando a mitigar, que é o meu bloqueio quando existe muita acção de parte a parte, com constantes jogadas de perigo para cada um dos lados, onde pode surgir um golo a qualquer momento para uma das equipas. Por vezes confundo o que é controlo emocional com a simples incapacidade de saber negociar determinados momentos do jogo. A diferença é que os meus bloqueios nao me fazem colocar posições no mercado, enquanto que o descontrolo emocional provavelmente faz colocar posições com os dedos cruzados. Mas acho que mesmo assim a linha entre uma coisa e outra é algo ténue..

      Cumps

      Eliminar
    2. PP se tanto uma equipa como outra pode marcar, lay favorito. Tem variância, mas dá EV+ se a análise estiver correcta e realmente tanto pode marcar um como outro.

      Eliminar
    3. Olá Daniel,

      Por alguma razão acho que nao publiquei o meu ultimo comentário (??)

      Desde ja obrigado pelo teu insight!
      O meu problema tem sido mitigado exactamente com esse tipo de solução. Mas por enquanto apenas faço esses lays se o favorito estiver à frente do marcador.
      Mas com baby steps a coisa vai lá :)

      Cumps

      Eliminar
  6. PP estás a falar de coisas completamente distintas... o problema não é com o mercado nem com situações desconfortantes. aliás, não fazer nada não tem mal nenhum. ainda ontem num jogo de 4 sets só entrei no último, para veres.
    se o jogo está disputado e imprevisível não fazes nada ou então fazes um lay se uma das odds tiver baixa. ainda ontem aconteceu isso na wozniacki.

    ResponderEliminar
  7. esqueci-me de escrever o resto...
    o que eu refiro no post é quando o joão trader entra em conflito com o joão adepto do desporto.

    tal como no futebol, imagino que seria dificil trabalhar aquela emocionante final da liga dos campeões, principalmente se tivesses a torcer pelo chelsea ou pelo bayern.

    ResponderEliminar
  8. Exacto, ele confundiu 2 coisas, a emoção que temos ao vibrar com um determinado jogo e implícita dificuldade em tomar-mos posições, porque até gostavámos que X marcasse golo/ponto, da maneira que aquilo está, e acabamos por não conseguir avaliar bem as coisas, com jogos em que não se consegue prever o que pode acontecer, e tanto pode dar uma coisa como outra.

    PP principalmente na 2ª parte, se o jogo está equilibrado e tanto pode marcar uma como outra, o lay ao favorito tem bastante valor, ganhas quer com a situação de golo do adversário, quer com o tempo a passar sem golos. Perdes se marcar o favorito, mas se dás uma odd 2 para haver um golo nesse momento, tens o EV+ correspondente aos ticks que vais ganhar. Mas isto sabes tão bem ou melhor que eu, basta ler o teu blog. Não tenhas receio dessas situações. Abraço

    ResponderEliminar
  9. Olá João,

    Eu compreendo o teu ponto de vista. Aliás, eu é que estou a dispersar-me do tema do tópico, e provavelmente a pôr os pés pelas mãos :D

    Cumps

    ResponderEliminar
  10. não estás nada a por os pés pelas mãos, pelo contrário, o teu contributo de qualidade é sempre bem vindo ;)

    um abraço

    ResponderEliminar