domingo, 10 de março de 2013

Words on Betfair

Perante mais um crash dos servidores da Betfair, as contestações do costume, as greens e as reds inesperadas de posições que seriam para fechar, e mais um grito de apelo aqui e ali para que surja uma alternativa válida. Neste post vou dar-vos a minha análise sobre os crashes, sobre as atitudes da Betfair perante os clientes e sobre o mercado dos exchanges e o seu futuro.



Os crashes

Crashes acontecem. Certamente que já tentaram visitar sites que estão indisponíveis. Fóruns, jornais de desporto, até a própria google. Estou certo que não deram grande importância a esse facto. A grande diferença desses crashes para um crash na Betfair é porque o vosso dinheiro não está em risco quando eles acontecem, só para verem como os problemas são relativos. Porque seja na Betfair ou no Mais Futebol, servidores são servidores e estão sujeitos a crashes, independentemente da natureza do negócio.
No reverso da moeda, tendo em conta a natureza do negócio da Betfair, a empresa tem a obrigação de se proteger mais contra estas situações. O número de crashes têm sido demasiado frequentes nos últimos tempos e fala-se também do crash ter sido causado por testes de sobrecarga aos servidores para os preparar para o festival de Cheltenham. O crash de ontem foi uma réplica exacta do que aconteceu há algumas semanas: ambos aconteceram no Sábado, sensivelmente à mesma hora, e sensivelmente com a mesma duração. Isto é inadmissível.
Agora vos digo. Por mais esforços que uma exchange faça para não crashar, aqui e ali os crashes acontecem. Vocês têm que estar preparados para esse facto e aceitá-los como algo que faz parte do negócio, em vez de chamarem nomes às mães dos responsáveis pela Betfair e pedir por favor a todos que se mudem para a BetDAQ, porque eu tenho a certeza que a BetDAQ também crasha, só que não está lá ninguém para dizer que crashou.

E quando o crash acontece...

...uns ficam felizes porque tiveram uma green inesperada e achariam inadmissível a Betfair cancelar as apostas, os outros ficam revoltados porque perderam dinheiro, e acham inadmissível que a Betfair não cancele as apostas, que não se responsabilize pelo erro, e é tudo para que não deixe de receber as comissões sobre os ganhos.
Isto é muito simples. Quando vocês colocam 2000€ no mercado, esse é o vosso risco, é o dinheiro que podem perder e que têm que estar preparados para perder, independentemente de a vossa intenção ser a de fechar com lucro de 50€ a 1.9 ou fechar com prejuízo de 50€ a 2.1. Com crash ou sem crash podem haver golos ou expulsões de rajada, ou Nalbandians a pontapear os juízes de linha, ou cavalos a cair, ou super-drifts inesperados.
Agora porque havia a Betfair de cancelar apostas que foram colocadas com sucesso? E que culpa têm os que colocaram a aposta para a deixar até ao fim? 
Vocês têm ainda possibilidade de se protegerem. Não querem assumir o risco da vossa stake, abram conta na BetDAQ e fechem lá a vossa aposta. Tal como devem ter uma internet de recurso se a vossa ligação for abaixo.
Eu pessoalmente tanto nos cavalos como no ténis, as minhas estratégias resultam em ganhos/perdas elevadas de stake, por isso perder 100% de uma stake é algo muito normal. Os crashes podem-me afectar mas não me arruínam uma semana ou um mês de trabalho.

Que futuro?

Não fique aqui a ideia que eu defendo a Betfair, bem pelo contrário. Mais uma vez sublinho que acho inadmissível crashes tão frequentes, que demorem tanto tempo a ser resolvidos. Mas o grito de apelo à BetDAQ faz-me lembrar um pouco a política: quando um governo é tão mau que as pessoas votam na alternativa sem sequer considerar que essa alternativa pode ser tão má ou pior.
Claro que, como muita gente diz, a concorrência é sempre bem vinda e que sirva como lobby para a actual monopolizadora. No entanto já pensaram porque existem tantas casas de apostas e tão poucas exchanges? 
O mercado das exchanges é um mercado especial, um pouco como as redes de telemóvel, sofre do chamado efeito de rede: as suas vantagens dependem essencialmente do número de clientes presente, ampliando a facilidade de chamar novos clientes e oferecendo uma resistência muito maior à mudança.
É por isso que a TMN continua a ser a grande líder de mercado, mesmo continuando a Optimus a investir em campanhas mais fortes e em oferecer preços mais baixos que a concorrência.
Por isso, atendendo às características deste mercado, é pouco provável que no futuro haja uma quota de mercado (liquidez) dividida entre a Betfair e outra exchange. Ou continuará tudo na Betfair, ou tudo se mudará para outra - um pouco como aconteceu nas redes sociais, estava tudo no hi5 agora está tudo no Facebook.
A BetDAQ foi recentemente adquirida pela Ladbrokes, uma das três maiores casas de apostas do Reino Unido. Vai certamente entrar forte e para chamar clientes não vai ter que ser melhor, vai ter que ser muito melhor para quebrar essa barreira da resistência à mudança. Para já, não estão a começar mal. Lançaram uma excelente campanha, a aproveitar a revolta e insatisfação dos clientes da Betfair e dando-lhe um toque de luta contra o poder, apelando à revolução. A primeira coisa que vejo bem feita pela BetDAQ ao nível do Marketing. Ora vejam:





8 comentários:

  1. Qualquer campanha, independentemente do tipo de ofertas, é sempre uma ajuda no crescimento e evolução da Betdaq... se não for pela qualidade das campanhas, que seja pelo número! ainda assim, não só por as condições desta mais recente campanha não serem tão atractivas como aparentam, acho que é indispensável que a Betdaq invista numa nova imagem, num novo site, mais prático e funcional, antes de qualquer outra coisa!

    ResponderEliminar
  2. apesar de não referir isso neste post, é o que estou sempre a dizer! Enquanto aquele site for roxo com ar de jogo para spectrum, não vão a lado nenhum.

    ResponderEliminar
  3. É que mesmo usando o Geeks para a Betdaq aquilo aparece tudo organizado de uma forma muito estranha e nada funcional... por exemplo, se quisermos ver um jogo da primeira liga inglesa vamos ter de o procurar entre todos os jogos de inglaterra, já que aquilo não aparece organizado por campeonato, apenas por dia!

    ResponderEliminar
  4. As plataformas dos mercados acionistas crasham tanto como a betfair?

    ResponderEliminar
  5. Crashar também crasham e algumas vezes de formas incompreensível e potencialmente "fatais", com perda de funções como stop loss e sem possibilidades de fechar posições seja de que forma for... agora, felizmente isso são acontecimentos muito raros, caso contrário seria impossível exercer este tipo de actividade!

    ResponderEliminar
  6. sim, já ouvi dizer que as plataformas de trading de acções também crasham...e aí muitas vezes não são 3 ou 4 dígitos em risco ;)

    ResponderEliminar
  7. Bom post Joao

    È bom que a betdaq comece a explorar e a fazer mais campanhas, pois isso só vai fazer com que a betfair sinta um bocadinho em risco o seu monopolio, e a consequencia natural dessa ameaça de mais um player no mercado é a betfair a começar a tratar melhor os clientes!

    È que nestas exchanges dificilmente existe lugar para 2 "providers" em simultaneo, por causa dos tais efeitos de rede que falas, e portanto no pior dos cenário para a betfair, se a betdaq conseguisse atrair tantos clientes ao ponto de ter a liquidez da betfair, isso significaria inversamente que a liquidez da betfair passaria a estar ás moscas (como a betdaq está agora).
    Portanto para nós clientes é bom que a betfair tenha este receiozinho de que se meter o pé da poça vezes de mais, pode estar mesmo a dar tiros nos pés ao ponto de nao poder voltar atrás.

    Nao digo que isso vá acontecer, mas so o facto de haver esta "ameaça" da betdaq acho que todos nós clientes saimos a ganhar!

    Nao será coincidencia certamente mas a betfair ontem postou isto:

    "As you may be aware, Betfair suffered a site outage this afternoon, for which we unreservedly apologise.

    To acknowledge that we failed to deliver an acceptable standard of service to our customers, and by way of an apology to them, we would like to announce the following:

    -We will be refunding all commission on UK football matches today.

    -All races will be commission-free at Cheltenham on Tuesday.

    Once again, we would like to take this opportunity to apologise for today's outage."

    Pelo menos parece que estao a "abrir os olhos" :)

    cumps diogo1


    ResponderEliminar
  8. Excelente diogo, isso de facto é a prova que a Betfair está mesmo a sentir a pressão porque nunca tinha feito uma dessas... abrir mão a um dos três dias de comissão em Cheltenham que para eles representa muito lucro mesmo.

    Vamos ver como as coisas vão evoluir, mas mais que campanhas, a BetDAQ (ou futura Ladbrokes Exchange?) tem que construir acima de tudo uma marca sólida e forte, uma imagem atractiva e um site funcional, apelativo e inovador, porque não é com promoções que uma marca cresce, isso serve só para chamar a atenção temporária dos potenciais clientes. Mesmo que a BetDAQ nunca chegue a ser líder, a sua maior pressão vai obrigar a Betfair a abrir mão... isso é sempre bom.

    ResponderEliminar