sábado, 24 de maio de 2014

Nadal @ Roland Garros 2014



Vésperas de Roland Garros, tudo a postos para o segundo Grand Slam do ano. Um dos pormenores que cada vez mais tenho em conta para um torneio são as condições do piso (se está rápido ou lento, se mudou muito comparativamente a edições anteriores, etc.).
Tento procurar saber o que andam os jogadores a dizer das condições, e tento estar atento às primeiras rondas e perceber a velocidade do jogo, o ressalto da bola, por aí fora.

Com prestações um pouco abaixo do habitual nesta temporada de terra batida, muitos se questionam se o habitual vencedor do Open Francês vai mesmo levar a taça mais uma vez. Já é habitual o Nadal (infelizmente) queixar-se de alguma coisa, e este ano queixa-se ele (para já) de que há algo de errado com a terra batida do court central.

Com o court central "avariado" ou não, o Rafa deverá preocupar-se mais com as condições climatéricas previstas para esta primeira semana. Condições mais húmidas tornam o jogo mais pesado e prejudicam o ténis do espanhol (quem se lembra da final de 2012, jogada em dois dias?). Será assim tão improvável o Nadal apanhar dificuldades na sua primeira semana do torneio? Coisas mais estranhas já aconteceram neste desporto. Como evoluirão as condições climatéricas?

Quanto aos adversários possíveis, para além do surpreendente Dominic Thiem, que ainda é muito irregular mas tem jogo para derrotar qualquer um num dia sim, o Rafa pode apanhar três fantasmas do seu passado recente - Almagro, Ferrer e Wawrinka.

Mesmo a jogar menos bem, ninguém pode dizer que o Nadal não é um provável vencedor, mas pelo menos é bom, de vez em quando, sentir que este slam, mais que nos últimos anos, está aberto a surpresas. Venha ele e boa sorte a quem estiver envolvido nos mercados.

Sem comentários:

Enviar um comentário