segunda-feira, 6 de maio de 2013

As "relíquias" de um mercado progressivo


No (swing) trading em futebol, sejam as nossas decisões boas ou más, elas são bastante limitadas, o que facilita o nosso trabalho. Ou seja, fazemos lay a 1.5, a nossa equipa sofre golo e fechamos lá em cima, a 3 ou a 4. Ou então fechamos em red no minuto x ou se o golo for contra nós. Não há muito mais para decidir.
Mas se o futebol fosse jogado em câmara lenta e desse tempo ao mercado para reagir ao menor pormenor, e se houvesse aquele remate que não dava certezas se iria entrar, bater no poste ou ser agarrado pelo guarda-redes, quantos seriam os que esperavam pelo golo para fechar a 4, quantos seriam os que fechavam algures entre o 2 e o 3, visto que caso não fosse golo a odd voltaria à casa dos 1.5? 
Esta é a descrição do que se passa habitualmente no trading em ténis. Sendo o ténis um mercado progressivo, a combinação de decisões possíveis durante uma partida é quase infinita o que torna o nosso trabalho mais complexo, não sendo necessariamente pior por causa disso.
Um dos grandes desafios de quem começa é saber quando abrir, e principalmente quando fechar. Não há pior frustração que decidir fechar após o break e o nosso jogador falhar constantemente a conversão de break-points. Ou então decidir fechar apenas nos break-points e o nosso jogador conquistar o break e o mercado levar um safanão que nos daria muito mais lucro.
Mentalmente, apenas é preciso habituação. Sim, é verdade, muitas vezes não fecho em lucro por um ponto, assim como muitas vezes também apanho o pico do mercado. A minha referência inicial ao futebol não foi ingénua - é assim que eu vejo o mercado do ténis, como se fosse futebol. Enquanto não chega ao preço que eu quero, para mim é como se o mercado tivesse suspenso, mesmo que tenha andado 5 ticks abaixo do que eu queria. E se fecho no break, ou após o break? Pouco me interessa. Quando tiver satisfeito com o preço, fecho. Psicologicamente é desta forma que abordo melhor o trading em ténis. 
Este mercado tem o "defeito" de por vezes ser frustrante o facto de bater quase no preço a que queremos fechar e logo a seguir ir em força contra nós, mas é este mesmo "defeito" que também nos permite fechar muitas vezes em lucro mesmo quando a nível de punting estamos completamente errados. Julgo que nesse aspecto este mercado é único e explica porque quem é bom tem um hit-ratio tão elevado. 

27 comentários:

  1. Belo post!
    Vai precisamente de encontro ao que refiro quando digo que não considero ténis e basquet bons mercados para iniciantes. É extremamente complicado para um iniciado saber quando abrir ou fechar uma posição no ténis e consegue realmente ser absolutamente frustrante, por vezes. Embora para mim, talvez não tão frustrante, o basquet, por não ter jogos, golos e empates que condicionem as odds, consegue ser dos desportos mais complicados para saber o timing ideal para apanhar um swing!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. e uma vantagem do tenis é q é 1v1 :P Em 1v1 o factor psicologico, ou momentos animicos do jogo contam mt mais que numa equipa de 5 ou 10!

    belo post abc

    ResponderEliminar
  3. Por falar em "frustrante", dos 3 jogos que estão a decorrer agora, eram 3 que me interessaria muito fazer, acabei por me ficar pela bartoli. Fechei o lay à bartoli mesmo antes de no 2º set, a espanhola ficar a 1 break de vantagem e a bartoli depois cair levando o mercado a ir a pique...
    mesmo assim, consegui apanhar o pico do mercado com o lay a 1,07, ainda que tenha fechado relativamente cedo a 1.27...o pessoal ve uma menina a chorar e carrega logo =P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epa... Onde andas tu a mexer... :P
      Eu se puder ficar bem longe dessa menina, fico!
      Às vezes (quase sempre) acho frustrante perceber um jogo com ela! Nunca sabe quando está batida...
      Olho para o jogo e penso: "Estás a apanhar no pêlo. Vais levar um lay!" E do nada começa aos saltinhos no fundo do court a abanar a raquete para um lado e para o outro e vira o encontro lol
      E já te contei o que me enterrei com ela há uns 3 anos quando ela, sem conseguir andar quase, ganha o 3º set com 2 breaks de vantagem -_-'

      Abraço!

      Eliminar
    2. o meu problema nem foi com a Bartoli, foi com a outra que até estava a fazer um bom jogo de fundo do court, mas a resposta ao serviço e as ofertas no 2º serviço tavam a ser ridiculas. eu até tinha feito um lay à bartoli cedo se conhecesse bem essa flor nao sei quantos e tinha feito dinheiro. daí a importancia de conhecermos bem os players...a confiança é logo outra ;)

      Eliminar
    3. Se puderes dá um olho ao Djoko contra o Dimitrov...
      PODE haver algo interessante! ;) (ou não...) eheheh

      Eliminar
    4. DIMI DIMI DIMITROV!!!!! *_*
      ALLEZ!!! :D

      Não é por mim, que abri lay quando deixei aqui o aviso e fechei 10 min depois a 3-3 0-40 no serviço do Djoko, mas porque o Dimitrov é desde o início do ano passado um dos meus jogadores favoritos para apreciar (e este ano tem vindo a melhorar bastante!)
      Adoro este miúdo!!! :D

      Eliminar
    5. ... Mas o djoko é outro que não sabe quando está batido :P
      Não sei onde é que ele vai buscar o ténis que joga quando está a perder... lol

      (e vou deixar de te spamar esta zona dos comentários eheheh :D)

      Eliminar
    6. Último spam (juro!) apenas para referir que agora tenho dúvidas que o Dimi consiga ganhar isto, mas foi preciso este encontro para eu saber com certezas quem é o meu jogador favorito! Estava fora do mercado e festejei o 1º set de punho cerrado e com berro, como já não me lembro de festejar! :D

      Abraço! ;)

      Eliminar
    7. o dimitrov , pela idade que tem, acho que é neste momento pelo que vejo um dos futuro tops do tenis, senao mesmo o com mais futuro

      o gajo ta cheio de talento e ainda para mais tem muita suplesse a jogar, parece quase o federer ( mas nao tao bom claro ehehhehe)

      Eliminar
    8. Que campeão!!!
      Um set inteirinho visivelmente limitado pelas caimbras e produziu uma exibição de génio! É certo que o Djoko não estava nos seus dias (e vi isso - e um grande Dimitrov - no 2-1 1º set quando alertei para a possibilidade de jackpot) mas não é qualquer um que afasta o Djoko desta maneira! Este rapaz está-se a tornar num Jogador!

      P.S. - Não resisti a spamar-te de novo :P

      Eliminar
    9. ricardo eu até agradeço que spammes...

      quando abri o blogue, a opção dos comentários sem moderação estava ligada e deixei assim apesar de ter receio de haver insultos e publicidades. felizmente até agora não aconteceu, e por isso sintam-se à vontade de fazer deste blogue quase um fórum de ténis ;)

      quanto ao djokovic - dimitrov...cheguei agora a casa e já vi que perdi o melhor do dia...mas agora vou-me deitar e vou ver isso :)
      relativamente ao dimitrov não podia estar mais de acordo com o diogo. dos young guns (tomic, goffin, dimitrov, etc.), o dimitrov é aquele que me dá mesmo as maiores garantias de ser um player de top. além do talento parece ter a cabeça mesmo no sítio. eu achei que o estilo do federer era ireproduzível mas o rapaz por vezes faz mesmo lembrar o roger. estou curioso para ver esse jogo :D

      ps: ou eu tenho mesmo muito azar nos jogos que vejo ou eu ainda não vi nada que se aproveite no goffin. ele é mesmo alguma coisa de especial?

      Eliminar
    10. o goffin fez um grande roland garros o ano passado e aproveitou o embalo até wimbledon. Mas daí para cá caiu muito. muito abaixo de dimitrov. dimitrov tem tudo. Poderoso serviço, belissima esquerda, direita agressiva, slice de esquerda fantástico ( hoje com ele mandou ao chão o djoko), excelente mobilidade, falta-lhe uma melhor resistência, mas com o tempo também saberá gerir melhor o esforço.

      Em termos de jovens talentos, também temos de incluir o Janowicz. Aquela direita chapada é qualquer coisa. Faz lembrar a do del potro quando ganhou o us open.

      Eliminar
    11. O Goffin tem muitas qualidades, mas é extremamente instável psicologicamente! Não é jogador para destruir raquetes, mas o momento que vive dita o seu jogo! Já o vi este ano realizar excelentes exibições e dominar o encontro, apenas para deixar o jogo fugir no fim! No seu melhor, é jogador top 10. No seu pior é jogador abaixo top 50/70 e o que é grave é que ele passa por todas estas fases num só jogo. Falta-lhe muito controlo e, embora jovem, se ainda é tão débil nesta área, não acredito que venha algum dia a ser um verdadeiro campeão!


      Quanto ao Dimitrov, eu sou dos primeiros a afirmar que alguns aspectos do seu jogo são semelhantes ao Federer, mas é preciso não cair no erro de o tratar como um "baby Federer", como hoje em dia é moda. É acima de tudo injusto para o Dimitrov, não porque é melhor ou pior que o Federer, mas porque é um jogador por si só! Único! Não uma mera cópia ou versão "wanna be" de qualquer outro jogador.

      Eu vejo essa comparação como olhar para uma gota de água e uma gota de vinho branco. É verdade que ao longe e à primeira vista podem parecer a mesma coisa, mas se olharmos com atenção, verificamos que o aroma e o paladar são completamente distintos! E é especificamente isso que eu sinto! O "aroma" que o ténis do Dimitrov me transmite é fundamentalmente diferente do "aroma" do jogo do Federer!
      Aliás, eu sempre gostei de ver o Federer a jogar, por ser bom jogador, mas nunca senti a faísca quando via exibições dele. Como tal, o Federer nunca foi o meu jogador favorito. Já o Dimitrov, desperta-me precisamente essa faísca!

      Talvez a razão da melhor atitude do búlgaro em campo tenha sido o namoro com a Sharapova! Há poucas atletas com a capacidade mental da russa e talvez ela lhe ande a dar conselhos nessa área eheh =P

      Eliminar
    12. Por falar em Janowicz, o comentador da Sport TV consegue dizer o nome dele de quantas maneiras diferentes? Janovsky, Janovize... epa...

      Eliminar
  4. alguem conhece o tennis tv? custa 100 euros por ano mas nao sei como sera o delay..
    Sera que passa os torneios todos? da para ter full screen com minimo de qualidade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... e passa os mesmos torneios que as casas de apostas (que usam os mesmos streams, mas com má qualidade)

      Eliminar
  5. 40 segundos de delay e cobram 100 paus ao ano.. que tolos lol ( ate admito ser boa alternativa , se der em boa qualidade full screen para malta que nao anda em apostas, mas mm assim 40 segundos.. puxaaa)

    oh pa ando a tentar arranjar alguma alternativa..
    é que o video da bet365 nao consigo resize
    E o da betfair consigo resize mas o video dá-me cheio de breaks..
    Aquela janelinha pequena é assustadora mal vejo a bola lol


    Um aparte.. alguem me explica o que se passa com o haas que maluco, aos 35 anos lembrou-se de começar a dar coças á malta toda hehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o problema da betfair resolves quase de certeza com a solução mista de usar o flash 11.1 e o dns da google.
      a bet365 dá para fazer zoom no IE do windows 8. tem que ser no windows 8, a mesma versão do IE no windows 7 n dá.

      Eliminar
    2. Ele diz que quer mostrar a filha que sabe jogar, mas ela so deve prestar atençao ao jogo se ele ganhar lol

      clrocha

      Eliminar
  6. O jogo do Dimitrov foi daqueles para fechar a ladder e apreciar! E às vezes isso sabe tão bem.. :p

    Acho que o "miúdo" neste momento tem de se sentir muito orgulhoso pelo que fez, e especialmente pela atitude que demonstrou. A forma como joga aquele tiebreak no segundo set, praticamente sem se mexer, e mesmo assim ainda consegue dispor de um match point.. Uff.. Mas juro que pensei que caso não conseguisse arrumar aí o encontro, iria desistir e evitar contrair uma lesão mais grave no terceiro set! A verdade é que parecia outro, e embora não tenha estado a 100%, mexia-se bastante melhor.. De qualquer dos modos, e como é normal nestas situações, acho que há também bastante demérito do Djoko. A sua experiência exigia que abordasse o encontro doutra forma com o adversário debilitado.. E por fim, que dizer da assistência? Não me lembrava de ver o público torcer tão declaradamente por um dos jogadores! Não gostaram mesmo da atitude do sérvio na pior fase do Dimitrov..

    Em relação ao Haas, esse sim afirma-se cada vez mais como o jogador que mais aprecio actualmente! Quando está em forma, oferece autênticas lições de ténis!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tommy haas é um senhor. vai ficar na história pelos seus comebacks impressionantes depois das lesões que arrumariam muitos outros. e pelo ténis que ainda produz com aquela idade! é um dos meus favorites e fico contente por saber que o pessoal aqui do blogue também aprecia!

      Eliminar
  7. Lol sporttv a trocar a boa joga em terceiro set do dimitrov wawrinka para porem este jogo ainda em início e q esta tao secante do murray simon... Não entendo pq fazem isto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curiosamente o jogo do murray simon tambem acabou por ficar muito interessante, ao contrario do warinka dimitrov no momento em q interromperam..

      De qq dos modos passei a ver o Simon com outros olhos
      O joao até tem alguma razao quando diz que o simon parece quase um player WTA, mas eu ontem comecei a encarar doutra forma o estilo do simon
      Sem duvida que nao é um jogador que bata na bola com imensa força, mas é um gajo esperto e vai cansando o adversario a atacar a bola doutras formas, a tentar por o adversario a mexer-se e a cansar-se.. sao as armas dele e sinceramente ate passei a gostar mais dele, longe de ser o meu estilo favorito mas deu para ver o simon com outros olhos

      Eliminar
  8. Devo dizer que na possibilidade de um break no treceiro set tambem te deparas com grandes swings ou em tie breaks que decidem o jogo...

    ResponderEliminar
  9. Devo dizer que na possibilidade de um break no treceiro set tambem te deparas com grandes swings ou em tie breaks que decidem o jogo...

    ResponderEliminar