quarta-feira, 22 de maio de 2013

Seleccionar, observar...


Com centenas de jogos de ténis por mês, não é preciso fazê-los todos, obviamente. Aliás, o sucesso vem também em saber escolher os jogos que possam trazer mais valor ao nosso trading. Jogos que trazem mais valor são jogos com odds que no nosso entender são mal dadas e/ou que incluam jogadores que conhecemos bem, que conhecemos a forma deles e que estamos bastante à vontade para transaccionar.
Por isso, o ritual de um trader de ténis deve incluir sempre, no dia anterior, em consultar as odds dos jogos que aí vêm, seleccionar os jogos que nos interessam fazer, e ver em que court e a que horas o encontro vai ser disputado. Desta forma, ainda que com alguma margem de erro, podemos planear o nosso dia à vontade e sabemos a que horas temos que estar no PC com o gatilho pronto a disparar.

Por vezes vejo jogos, abro a ladder, mas quando o jogo chega ao fim nem uma aposta lancei no mercado. Porque não encontrei nenhuma oportunidade no jogo ou simplesmente porque inclui jogadores com os quais não me sinto confortável em fazer trading. Então nestas primeiras rondas de torneios ATP 250 é clássico isso acontecer. No entanto, nunca é tempo perdido. Como exemplo, no ATP 250 de Dusseldorf que está a decorrer agora, ontem vi o jogo Sijsling x Korolev mas não fiz nada na Betfair. Sem qualquer problema porque o tempo que investi ontem a ver este jogo deu-me uma excelente green no jogo de hoje do Sijsling x Kohlschreiber. 

Posto isto, uma conclusão simples: se querem ser bons traders de ténis é bom que gostem de ténis. Fazer trading num desporto que não gostam é muito mais penoso e muito mais difícil de se obter sucesso. Eu gostava muito de ser bom trader no futebol e no cricket, mercados que tal como o ténis, gozam de uma excelente liquidez. Só que nem sei como se joga cricket, e futebol, tudo o que não meta Benfica não tenho muita paciência para ver. Assim, fico-me pelo ténis que para o meu trading é limpinho, limpinho.

45 comentários:

  1. Não teria dito melhor! Sem retirarmos prazer daquilo que estamos a fazer, dificilmente mantemos níveis de concentração que nos permitam ser bem sucedidos a longo prazo. É também por isso que sempre que tenho oportunidade opto por trabalhar em encontros de ATP em vez de WTA.

    Entretanto, e numa altura em que nos encontramos a poucos dias do início de Roland Garros, gostaria de te propôr que fizesses um post onde abordasses de que forma costumas abordar os Grand Slams, ou seja, que tipo de alterações fazes (se as fazes), quer na própria actuação durante os jogos (por serem à melhor de 5 sets no caso dos homens), quer no próprio planeamento. Isto porque, especialmente na primeira semana, há muitas vezes diversos jogos possivelmente interessantes ao mesmo tempo. Costumas estar atento a mais do que um de cada vez? Costumas acompanhar cada encontro até uma fase prolongada, ou quando tens um red/green de certo montante passas para outro? Tudo isso acho que daria um post interessante.

    Pessoalmente, embora os Grand Slams sejam naturalmente os torneios que mais gosto de acompanhar, em termos de trading estão longe de ser aqueles que apresento melhor registo, e tenciono mudar a minha abordagem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando há vários jogos interessantes ao mesmo tempo não há muito a fazer não é? Escolho um e pronto, faço esse. Quanto fizer o que tiver a fazer nesse, passo para o próximo. De qualquer forma, em principio o RG ao contrário dos outros torneios, só vai passar na Eurosport, por isso o mais provável é eu tirar umas férias até eles deixarem de andar a saltar de jogo em jogo... lá para os quartos ou oitavos.
      Eu também gosto menos de jogos a 5 sets, e por exemplo no Aus Open dediquei-me mais ao WTA.

      Abc

      Eliminar
  2. Lol! Já disse isto aqui, mas vou repetir: odeio o Rolland Garros com todas as minhas forças para apostar! Devia ser substituído por um 2º USOpen :P (ou 1º neste caso)

    Em relação ao post: Novamente excelente!
    Tão importante que é mexermos apenas onde sabemos... Quando não estamos confiantes ou não conseguimos vislumbrar valor o importante é mesmo não fazer nada! E contra mim falo, que não sei como entro em quase todos os jogos :/ lol

    Grande abraço! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. porque odeias roland garros para apostar?

      o que me irrita nesse torneio é adiarem os jogos por causa de falta de luz natural.
      tanto dinheiro e nao investem em lampadas

      Eliminar
    2. Quantas razões precisas? :D
      Ora vamos lá ver:

      -> Impossibilidade total de jogo no caso de chuva, já que não têm um único court coberto
      -> Tal como o João, prefiro encontros à melhor de 3 sets (mas isto é o mal menor)
      -> Transmissões dos courts laterais, exclusiva à Eurosport Player, que possui delays gigantes (cheguei a contar + de 30 segundos), mas o mercado não tem disso! Só tu!
      -> Court principal a servir como o tapete vermelho das trutas, que não dão grandes hipóteses de trading e quando estás num jogo equilibrado, arriscas-te à transmissão saltar de court!

      Enfim... Nem desgosto de Slams para trading, mas este... :/

      Eliminar
  3. ALto post : limpinho limpinho!!!

    ResponderEliminar
  4. Nos dias de chuva é que nao ha nada a fazer...

    clrocha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou quando os jogadores desistem. Ia fazer o Haas - Nieminen, mas o Haas desistiu ;)

      Eliminar
    2. Fazes logo o Monfils x Haase! Espetas a tua banca no 2-0 @ 2.3 e é garantido...
      ... que ou ganhas ou perdes :P

      Eheheh... Sabes que não faço apostas, mas acredito que se o Monfils jogar como ontem, o jogo caia para o lado dele com alguma facilidade. Mas com aquele maluco nunca se sabe :D

      Eliminar
    3. Eh pá... Enganei-me... Podes não ganhar nem perder, se houver devolução :/ ehehe

      Eliminar
    4. :D
      Raios... Devia ter deixado lá a minha banca... eheheh!
      O Monfils tem andado a jogam para o malzinho depois da paragem. Mas a jogar bem, ou o Haase está inspirado da vida ou vai passar o jogo em muito maus lençóis! E ontem viu-se o Monfils a querer regressar à boa forma, agressivo, relativamente certeiro e com a sua excelente mobilidade! O Haase não tem no arsenal armas para uma luta taco a taco contra o Monfils em terra batida nessas condições! O que dita o tempo de resistência do Haase é a forma como estiver a entrar o serviço, porque a vitória, não duvido por um instante, acaba por cair para o francês!
      Mas isto é apenas a minha análise das coisas :P

      Eliminar
  5. boas, vcs conhecem algum site que dê para seguir o calendário dos jogadores?
    Ou seja saber os entry lists de antemao para cada jogador em particular

    Imaginem quero saber em que torneios o nadal, ou o tommy haas se vao inscrever nos proximos meses.

    Eu sei que eles ja tem os calendários todos pre definidos, ou seja eles nao decidem duma semana para a outra que vao a este ou áquele torneio, mas nao encontro nenhum site com essa informaçao :\

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fores aos sites dos jogadores, alguns têm o calendário deles.
      Se não, o site do ATP, ao seleccionares um torneio próximo no calendário, mostra-te quem vai entrar...

      Eliminar
  6. mas o atp mostra so em cima da hora... apesar de os players ja terem as entry lists ha bastante tempo

    e nem todos os players tem site pessoal, .. mas ok ja tou a perceber que nao existe nenhuma maneira de seguir mais indivualmente cada jogador :P Alguns sao faceis pq sao mais mediaticos, ma soutros nem por isso :P
    thx goulart :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinceramente, acho que embora os principais possam já ter definido onde querem ou não competir, o resto dos jogadores, não devem conseguir definir com tanta antecedência e mesmo que tenham decidido, as incrições oficiais só devem ser permitidas mais em cima da hora, já que os rankings dos jogadores podem variar e são estes rankings que definem quem pode ou não concorrer!
      Ainda assim, dei uma vista de olhos, e julgo que isto é o melhor que se arranja, nesse sentido ;)

      http://icontent.atpworldtour.com/AcceptanceList/

      Eliminar
    2. bom site thx goulart

      Por exemplo, torneio de halle alemanha.. no site atp ves os seeders.. nesse site que me deste ja vejo o entry list completo incluindo qualys hehehehe
      Se bem thx :)

      Eliminar
    3. seeders nao, seeded :P
      spam sorry

      Eliminar
  7. so para dar um exemplo..

    quero descobrir onde esta esta semana a jogar o baghdatis.. abro o torneio da bmw no site atp e procuro no quadro principal... nao encontro.. vou ao torneio frances e procuro o quadro principal.. nao encontro.. Sera que esta a jogar algum challenger? deixa la ir ver os challengers todos..

    Isto tudo vai ser uma pesquisa muito demorada, pensei que pudesse existir algum site em que carregas no link do jogador e pimba diz logo onde esta a jogar ou vai estar a jogar nas proximas semanas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... Por jogador não conheço mesmo! Tirando os que têm sites próprios...

      Eliminar
    2. matchstat.com ou tennisexplorer.com

      Eliminar
  8. Frederico Gil
    23.05.13

    Bom dia. Deixo-vos esta foto! Sports Motivacion, gosto. Hoje, jogamos 1/4 Final Pares. Depois deste torneio, vou fazer uma pausa na minha carreira profissional. Preciso de algum tempo para "tratar" de mim.
    Obrigado, FGil

    O gajo já nem nos challengers andava, acho eu! É uma pena ver a queda de um jogador assim... :/

    ResponderEliminar
  9. E agora uma situação caricata! No flashscore, tinha visto que a Stephens e a Peng iam jogar hoje e até tinha pensado em acompanhar, mas com os delays à pala da chuva nunca mais me lembrei desse encontro! Lembro-me de pensar que a Peng deveria ser favorita... Pensei que seria daqueles jogos em que as odds deveriam andar muito perto do par por causa dos rankings e assim, mas que a Peng deveria ser bem mais favorita e por isso seria um bom jogo para trading!
    Entretanto, com o jogo do Monfils fechado fui ao flashscore ver como estavam os jogos e vi que esse tinha terminado. Vitória da Peng por expressivos 6-2 6-3!
    Foi então que foi ver as odds de início... Peng ~=3.0!!!!!!

    O ténis é rico neste tipo de situações! É o que dá as belas odds definidas pelas estatísticas que toda a gente gosta :/

    Abraço!
    ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem eu WTA pouco tenho seguido e já desisti. Além de não ter tempo para tudo, é quase sempre tudo ao mesmo tempo, então são poucas as jogadoras que faço trading com confiança... Ainda vou pegando em algumas do top 10 agora Pengs e cenas assim fica mais difícil :p

      Eliminar
  10. Excelente post, que mostra como no ténis o não fazer nada por vezes pode não significar "não estar a trabalhar" :) Dà-lhe mano. Abraço

    ResponderEliminar
  11. Alguem a ver o Montanes vs Roger-Vasselin?
    Eu ainda sou um pouco leigo nisto e pensei que o problema fosse meu mas depois do primeiro Set, ainda que o Montanes tivesse ganho mesmo mas atribuir-lhe 1,25 de odd é completamente desproporcional!
    O decorrer do segundo set deu-me razão... mas custa me ir contra o mercado apesar de por vezes esse mesmo mercado estar completamente errado.
    Comecei a utilizar stakes mais pequenas, onde perdesse 50% das mesmas fosse algo de aceitável e a verdade é que os resultados aparecem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos supor que a probabilidade de cada um ganhar um set é de 2.0!

      Depois do Montanes ganhar o 1º set, temos que a probabilidade de vitória passa a ser:

      P=(P ganhar o 2º set) + (P perder o 2º set & ganhar o 3º set)
      P=50%+(50%*50%)
      P=50%+25%=75%
      Odd=1/P
      Odd=1/0.75
      Odd=1.33

      Mas como o mercado dava ligeiro favoritismo (~1.85) ao montanes e com a pressão da boa exibição do 1º set a odd caiu um pouco mais!
      Eu não vi grande valor num lay e acho que só perdeu o set por ter feito 1 (e único) mau jogo que deu origem ao break, mas se viste e te deste bem com isso, eu não contesto! Ainda assim, podes ver pelos cálculos que a odd TINHA de estar +/- por esses valores ;)

      Eliminar
    2. Eu fiquei com a ideia durante o Set todo que o mercado estava a dar favoritismo ao Montanes, o que é compreensível em termos de valor de jogadores, mas no jogo específico verificava uma muito ligeira vantagem para o Montanes, mas via o mercado a valoriza lo mais do que eu entendo junto... ganhava um ponto e lá vinha a odd por ali abaixo!
      Quando aos cálculos que apresentaste... eu compreendo-os e acho-os legítimos, para um punter...

      Eliminar
    3. Então... Só estava a confirmar se a odd deveria ou não estar nos valores que achavas injusto! O valor da odd não se altera por seres trader ou punter!

      A única diferença na noção de valor de uma odd de um trader para um punter é que os traders podem trabalhar com odds relativas e uma odd sem valor para um punter pode ter imenso valor para um trader. Agora, no final do 1º set, só te podes basear naqueles cálculos! Não há volta a dar...

      Infelizmente um trader não consegue bater a matemática :/ (é pena!)

      ;)

      Eliminar
    4. Então vá... Para complementar um pouco a minha resposta de cima segue o seguinte,

      Os cálculos que te apresentei são os utilizados para determinar uma odd! Isto é absoluto e é neste cálculos que assenta todo o universo das apostas! E o trading é apenas uma vertente das apostas, logo rege-se pelas mesmas leis... Cálculas a probabilidade de um evento e transformas em odd!
      A única maneira de teres valor nas tuas movimentações é se os valores que estimas para as probabilidades forem diferentes (e mais exactos) do que aqueles que te apresentam!

      A única maneira da odd de 1.25 não ter valor era se me dissesses que a probabilidade que estimavas para o Vasselin ganhar o set fosse igual ou superior à do Montanes (=Vasselin como favorito). Aí, apesar de não concordar, não deixarias de fazer lógica!
      O que nunca podes dizer (NUNCA!) é que as contas para calcular uma odd só se aplicam aos punters ou são diferentes entre traders e punters!

      (eliminei o outro coment para o colocar aqui como resposta! Tinha-me enganado :P)

      Eliminar
    5. Eu não questiono os teus cálculos... para mais que tens bem mais experiência que eu.
      Mas agora esse odd que me deste, 1,28 (estou a indicar este valor a título de exemplo visto que é ligeiramente inferior aos 1,33 dado o favoritismo do Montanes) parecia me irreal, visto que o primeiro set até foi disputado, e esta parte enquadra-se no que indicaste na remontada do Roger-Vasselin, nas minhas expectativas... mas eu não era tão "extremista" não falava em remontada mas num segundo set igualmente equilibrado, que fruto dessa indefinição iria elevar essa odd de 1,33. Ainda com base nesse Set equilibrado, não estou a ver a odd a descer muito mais que 1,20 no entanto existiram bem mais possibilidades de subir para 1,50 ou quem sabe ainda mais. (Acabou por ir para 1,75 ou 1,80 com a vitória do Roger-Vasselin no segundo set).

      Pequena nota: Quando o Montanes ganhou o set houve um pico da odd para 1,20 mas estabilizou nos 1,25 e vou esta última odd que equacionei.

      Com isto tudo estou a explicar a tal vertente de trader que falei anteriormente, tem poucas condições para descer muito mais que 1,25 mas todas as condições para subir bem mais que esse valor, não questionando que o mercado no qual trabalhamos é um mercado de punters, eu acredito existir valor no lay a 1,25.

      Mas aqui é que se enquadra uma outra questão que é o longo prazo, em 20 situações destas, quantas vezes o mercado se movimenta a nosso favor, e dessas vezes todas quanto é que é o green e quanto é que é o red, pois é no longo prazo que se encontra o busílis da questão. Lucro sustentado ainda que com oscilações intermédias de green's e red's.

      Eu não venho aqui para ensinar nada a ninguém (não por egoísmo mas sim porque considero me muito leigo na matéria), venho aqui para debater situações que eu identifico, de forma a verificar se a minha racionalização está correcta ou não, e compreender o porquê das coisas. Por isso agradeço o teu feedback que em muito me enriquece!

      Eliminar
    6. Sim... Eu também só estou aqui a expor isto no sentido de ajudar, não quero (nem preciso) provar nada a ninguém :)
      Em relação ao que afirmaste, percebo o teu raciocínio. Ainda assim, o número de ticks que a odd se poderia movimentar para um lado ou para o outro é uma ilusão!
      Partindo de 1.3, por exemplo é obvio que a odd se pode movimentar muito mais em direcção a 2 do que a 1.01 (70 ticks vs 30 ticks). No entanto, se o mercado se for mantendo justo, a variação para ti é exactamente igual e provo-te isto com uma situação limite:
      -> abres back a 1.3! Perdes! A odd vai para 2! Perdeste 70 ticks! Fazes hedge! Ficas com red de -35 ticks
      -> abres back a 1.3! Ganhas! Ganhas 30 ticks!

      Apesar de o mercado se poder movimentar mais "para cima", ao fazeres hedge também estás a distribuir por uma odd muito mais alta, o que vai fazer o valor que tu distribuas reduzir muito mais, do que quando o mercado se movimenta "para baixo"!

      De novo, se o mercado se mantiver justo, as movimentações a teu favor e contra ti serão sempre equilibradas! Logo o valor prende-se, de novo, em quem achas que tem mais probabilidade de ganhar
      ;)

      Eliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  13. Tenho q partilhar este off-topic convosco: a voz do árbitro que está no Monfils x Andujar não é igualzinha à do comentador Luís Freitas Lobo?? É q não consigo fazer o jogo porque estou sempre à espera q ele diga qq coisa sobre futebol!! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vi o jogo mas sei qual é o árbitro em questão. Ele até tem uma voz assim a dar para o feminina :P Vou reparar para a próxima ;)

      Eliminar
  14. Excelente post João, que resume dois dos requisitos mais elementares para o trader. Gostar do desporto que fazemos e fazer poucos jogos mas bem!

    ResponderEliminar
  15. Boas a todos!

    Gostava de saber quantos jogos fazem em média por dia?


    Obrigado!

    ResponderEliminar
  16. a nivel de trading vai ser um mau torneio ainda nao percebi onde passa os broadcasts do torneio , é so mesmo eurosport??

    A nivel do desporto em si, o fed vai navegar facilmente ate pelo menos á meia final,
    Na outra 1/2 final sera djoko nadal.. cheira-me a djoko a apanhar uma coça q nem se aguenta mas ainda temos q esperar quase 2 semanas :P
    Tou a torcer pelo gulbis , acho que teve um draw favoravel, se jogar como jogou em roma acho q tem muitas chances de ganhar ao berdych, e seguir pelo menos ate aos 1/4, e quem sabe ainda mais longe q isso.. é dos poucos com capacidade para ganhar ao nadal ja teve 2 vezes "quase quase"


    O joao sousa joga amanha logo as 10 , e se ganhar em principio joga com o granollers o que sera engraçado pq ja o ano passado jogou com ele e houve grande "estrilho" durante esse jogo.
    A odd do joao sousa está a 1.22 , nao sei como joga o outro, mas 1.22 despertou-me curiosidade pq o joao sousa esteve muito tempo parado. Parece uma odd muito baixa para um jogador q esteve algum tempo afastado.. estou curioso o soeda nao é nenhum top mas acho que nao é nenhum cepo.. de qq das maneiras nao sei onde vai dar para ver o jogo e nao vou apostar em nada de qq forma :P

    ResponderEliminar
  17. este torneio é o meu torneio favorito, este ano ainda tentei comprar bilhetes para ir la a paris,mas tava tudo esgotado e pelos vistos ha ja bastantes semanas atrás.. é pena mas pro ano vou de certeza se tiver essa chance, 2 ou 3 dias bastam, de preferencia no final da 1a semana. A viagem para la hj em dia é baratissima.

    A minha eurosport vai estar ligada o dia inteiro nas proximas 2 semanas.. é o torneio rei na minha opiniao :P os primeiros dias sao enche chouriços mas a mistica do torneio dá para sobrepor essa parte, roland garros é roland garros, la perto so wimbledon ,mas nao é a mesma coisa :P

    ResponderEliminar
  18. Só espero que quem não for benfiquista tenha aproveitado para ver, no 1º dia, um dos que será certamente um dos melhores jogos, em termos de qualidade técnica, do torneio!
    U.Radwanska x Williams! :D

    E o facto de neste torneio ter de adaptar o meu estilo de trading mais para "puntrading" devido aos delays, deu-me oportunidade de conseguir aproveitar o jogo com mais atenção!
    Muito muito agradável!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sabes o valor das odds np inicio do jogo ursula vs venus? que festival de breaks...

      clrocha

      Eliminar
    2. Sei! A Venus começou com odd de 1.7 +/-

      Eliminar
  19. Eu resolvi tirar umas férias... Não tenho paciência para a Eurosport. Lá para os oitavos ou quartos de final, volto a olhar para o ténis :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes tu muito bem... Eu também era para dar um tempinho, mas já que não está a chover, resolvi ir aproveitando enquanto o S. Pedro não resolve abrir a torneira :D
      Se der para fazer algo, faço, se não vou acompanhando um pouco!

      Isto é para andar tremido nos próximos dias: http://www.weather.com/weather/tenday/Paris+FRXX0076:1:FR

      Eliminar
  20. Quem tiver D+ espanhola pode acompanhar vários courts no C+ deportes e multideportes.

    ResponderEliminar