sábado, 29 de junho de 2013

ATP vs WTA para trading


O ténis deve ser dos poucos senão o único desporto em que as competições masculina e feminina têm uma popularidade quase idêntica. O que para nós é óptimo pois oferece-nos oportunidades de trading a dobrar.
Como em tudo o resto, no ténis também existem algumas diferenças entre o jogo delas e deles, e para trading vou enumerar aqueles que para mim são os mais importantes.

1. Variância/Aleatoriedade

Dizem que as mulheres têm uma inteligência emocional superior à dos homens, mas o ténis é uma daquelas coisas que me faz duvidar desse facto. Comparando com o dos homens, o ténis das mulheres têm uma maior tendência para serem menos estáveis, para haver maiores mudanças de momentum e maiores desvios da tendência natural do jogo. 
Embora este facto possa ser uma excelente oportunidade para um certo tipo de estratégias, eu pessoalmente prefiro jogos mais estáveis e mais fáceis de ler e por isso neste ponto dou preferência ao ATP.

2. Serviço

O serviço é uma pancada mais predominante e decisiva no ténis masculino. Eu vejo o serviço como vejo as bolas paradas no futebol. Estão a ver quando uma equipa de futebol está a ser completamente dominada mas num livre ou num canto marcam o golo da vitória? Isso no ténis acontece com o serviço, especialmente em pisos mais rápidos: o jogador está a ser dominado nas trocas de bolas mas por estar a servir a excelente nível consegue segurar os seus jogos de serviço e aumentar as suas chances de ganhar a partida. Para mim é das coisas mais prejudiciais para o meu trading, quando isto acontece.
No ténis feminino, o serviço tem menos importância, o que ainda privilegia mais e maiores trocas de bolas, dando-nos mais tempo e noção do que se está a passar no court e qual a jogadora que está a jogar melhor. Neste ponto, prefiro o WTA.

3. Partidas a 3 ou 5 sets

Em grand slams e selecções, os homens jogam à melhor de 5 sets, as mulheres a 3 sets. Isto está no gosto de cada um, mas especialmente pelo aproveitamento de tempo e rentabilidade, prefiro jogos a 3 sets e por isso, em majors gosto mais do WTA.

4. Qualidade exibicional

Trabalhamos melhor quando tiramos maior prazer nisso, e neste aspecto será de concordar que os homens produzem um ténis mais espectacular, existe uma maior variedade de estilos e por isso é mais divertido ver os homens jogar. 


Provavelmente deixei de lado alguns pontos importantes, se quiserem acrescentar algo, usem a caixa de comentários.

23 comentários:

  1. Desculpa... Ainda não li o post, mas diz-me POR FAVOR que estavas de alguma forma a acompanhar o jogo do Monaco e que não preciso de explicar o que aconteceu! E agora somos 2 pessoas felizes :D

    ResponderEliminar
  2. Fiz o Gulbis x Verdasco apenas... o que aconteceu?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Monaco set abaixo... De Scheeper a transaccionar entre os 1.6!
      Monaco faz break e passa para 1.69
      Prepara-se para fechar o set e a odd ainda a 1.69!
      0-15
      Entram 124k a 1.69 em back e a odd fica presa
      Ricardo carrega
      0-30
      Sai uma boa parte do bolo, mas mantém-se a odd
      Ricardo começa a espetar tudo o que tem
      0-40
      Odd 1.69 comida, mas mais uma vez o mercado fica burro... Em vez de subir fica estático a 1.75 - 1.8
      Ricardo começa a rezar
      15-40
      Mercado burro e odd desce (???? WTF people)

      BREAK!!!!

      De Scheeper a 1.69, mas ainda andou uns tempos entre 1.75 e tal até baixar de novo.

      Só digo: Eu com 1M€ na betfair era tão rei daquela m*rd* toda... :/
      O que me irrita é a estupidez do mercado nestas ocasiões... lol

      Eliminar
  3. Pronto! Agora já li :P
    Eu por acaso dou prioridade muitas vezes a jogos de WTA. O que normalmente me faz decidir um jogo é a odd! É simples... Depois, de entre odds idênticas depende muito, mas se os jogos ATP não deram azo a grande jogo jogado (big servers), vou muitas vezes ao WTA! Ou se as jogadoras forem conhecidas e eu esperar um bom jogo, (...)
    Mas isso depende da abordagem aos mercados! Percebo-te perfeitamente e sei que teriam medo de colocar dinheiro em posições +/- longas em (alguns) de WTA!

    Já a qualidade de jogos, concordo que NORMALMENTE é superior nos homens. Têm mais argumentos. Mas eu prefiro 10x ver um jogo entre a Wozniacki e a Azarenka do que o Inser x Anderson. O facto de as mulheres não conseguirem dominar tanto um jogo com o serviço leva a que os pontos tenham de ser muito mais construídos, muito mais técnicos, mais estratégicos e é uma MARAVILHA ver um bom jogo de WTA. Por outro lado, as melhores jogadoras do mundo (top 20) conseguem ter jogos em que enfiam tudo para fora ou para rede, estragando em muito o espectáculo!

    De resto, não poderia deixar de concordar com tudo ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também foste buscar os piores exemplos =p Claro que depende dos jogadores mas digamos que o melhor jogo possível no ténis masculino é bem melhor que o melhor jogo possivel no ténis feminino.

      Entretanto vou por a banca toda na kimiko date, tranquilo.

      Eliminar
    2. Lol! Era bonito :P
      Mas avisa que não por olho nesse jogo sequer eheh!
      BTW, belo jogo que viste do Verdasco (pelo menos no momento que acompanhei)

      Eliminar
  4. Vi o Jogo do Verdasco e fiquei realmente impressionado pelo jogo desenvolvido.
    O Gulbis não jogou mal mas também não jogou nada por ali além, já o Verdasco estava endiabrado, não falhava uma.

    Aproveitei também para ver o jogo do Gasquet - Tomic, e o mesmo se aplica... raios parta o miúdo que cada vez está melhor, nota se uma evolução técnica muito boa por parte dele, vai buscar bolas impensáveis para um jogador com aquela altura! O Gasquet sentia se impotente. O único senão do Tomic ainda é quando é vítima de drop shots, não que ele suba mal à rede, mas estava sempre muito cá atrás. Ou talvez isso também tenha sido uma opção táctica visto que estava com o jogo todo encaminhado e sabia que nos tiebrakes teria vantagen em relação ao Gasquet como acabou por se verificar no quarto e último set... Ah... e esquecia me dos serviços... nada muito extraordinário em termos de velocidade, mas ficavam todos em cima da linha! Bota precisão nisso.

    ResponderEliminar
  5. Em relação a ATP, WTA...
    Enquanto espectador gosto muito mais do ATP, a qualidade de jogo é sem dúvida superior à excepção de Isner's, Raonic's e outros tais, mas jogo jogado... 20 a 0 para o ATP.

    Relativamente ao trading eu ainda sou algo conservador por isso digamos que o trading me corre melhor no ATP, é mais fácil de ler o momentum do jogo, nas mulheres aquilo é sempre uma montanha russa.

    Em tempos o João disse uma frase que ainda hoje guardo com muito estima. "Um jogador mau a jogar bem, pode manter ou só pode descer, um jogador bom a jogar mal, só pode manter ou subir o rendimento." Esta frase aplica-se com uma verdade incrível no ATP já no WTA é uma completa mentira (não me interpretes mal) fruto da inconsistência das mulheres a jogar.

    Vou dar um exemplo prático de um jogo de hoje,(atenção que eu não acompanhei o jogo e grosso modo só sei como acabou cada set) Berdych - Anderson, começa a odd para o Berdych a 1,25, perde o primeiro set, a Odd sobe para 2,75... por amor de deus, que raio se passou, estava a jogar com uma perna partida? Um jogo à melhor de 5 e por um set perdido de um super favorito, na minha perspectiva o 3º melhor colocado para vencer Wimbledon, tem uma oscilação destas?
    Logo de seguida aconteceu o espectável, Berdych ganha o segundo set, odd veio por ali abaixo e só parou no 1,25. Novamente relembro que não estava a ver o jogo mas nunca se justificaria tal Odd ao final do 1º set perdido

    Compreendo que penses que os jogos a 3 set's sejam melhores em termos de rentabilidade fruto das oscilações a que ficam sujeitos, eu que ainda me considero muito verdinho a escolher preferia a 5 set's, de forma a ter rentabilidades mais discretas mas também reds igualmente mais discretos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá desalinhado, eu não fiz esse jogo nem vi o mercado mas de 1,25 para 2,75 é realmente algo fora do normal...
      O K. Anderson é um jogador que no mesmo jogo pode ir de excelente para horrível, por isso não me admira que ele tenha começado fortíssimo e depois ter-se ido abaixo.
      Fizeste bem em aproveitar, esse preço parece-me um pouco exagerado

      Eliminar
  6. Não tenho a certeza absoluta uma vez que estava afazer 2 jogos wta mas penso que passei os olhos por esse jogo e o Berdy teve Mto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois acho que só assim é que num slam a odd ia de 1.25 pa 2.75 no 1º set.

      e tendo em conta o torneio q ta a ser o pessoal deve ter carregado ainda mais

      Eliminar
  7. so para dizer isto

    puxa vida del potro que jogadorasso tu es

    deu alegria ver um gajo que quase se lesiona no primeiro jogo do encontro, e que ninguem, ninguem, nem mercado nem comentadores acreditavam q se aguentava, e depois faz um jogao destes com consistencia e agressividade.. da gosto ver este gajo.. espero que consiga vencer o djoko, é dos poucos que tem as armas para isso

    ResponderEliminar
  8. alias, da ultima vez que se encontraram nestes pisos de wimbledon, o del potro ganhou ( foi para os jogos olimpicos o ano passado) :)

    carregggggggga del potroo



    Vai agr começar o murray verdasco. Acho que vai ser um grande jogo se o verdasco estiver num dia sim. È um jogador muito agressivo e encaixa perfeito no jogo do murray para haver bons rallys.. vamos ver.. ainda nao decidi por quem torço neste lol depende da atitude de cada 1 heehhehe

    ResponderEliminar
  9. este verdasco... é pa nao paro de ficar feliz hj este gajo ta a jogar tanto isto sim é tenis que jogatanas que andam aqui a acontecer

    nao via o verdasco jogar tao bem ha alguns anos..

    mesmo q perca isto hoje , ta a jogar muito muito bem, parece o verdasco do australian open 2009

    ResponderEliminar
  10. Diogo... Como te entendo... :D
    Verdasco era o um dos meus jogadores favoritos! Talvez o 2º, aí há uns 4 anos! A partir daí tem sido penoso vê-lo jogar! Mas este torneio ele tem estado tão bem, até agora!
    Grande jogo!!!
    Muitos erros do Murray a ajudar, mas pronto! :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. grande jogo, para trading e para ver! o desalinhado falou de uma frase que eu escrevi e que já nem me lembrava que tinha escrito e que se aplicou que nem uma luva neste jogo.
      Verdasco a jogar o seu melhor, Murray a cometer muitos erros, mas com muita margem para melhorar :) Verdasco, alguma coisa que poderia mudar era para pior.
      O homem está é muito corajoso no 2º serviço, sai com cada um! Esperemos um regresso do Verdasco ao seu melhor :)

      Eliminar
  11. Mais um excelente jogo hoje: Lisicki x Radwanska!
    Já me ri com meia dúzia de pontos, e quando há um lucro a acompanhar, os pontos até são mais espectaculares... lol!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que duas se juntam para a final!
      Muito cuidado com as vossas bancas... eheheh
      (infelizmente) eu não vou poder acompanhar!

      Eliminar
    2. hj n fiz os jogos... mas sim é preciso cuidado. o meu maior pesadelo será fazer um Lisicki x Vesnina. ás vezes acordo a meio da noite a sonhar com isso :D

      Eliminar
    3. nem tenho palavras, ha muito tempo q nao ficava tao nervoso a ver um jogo de tenis

      grande del potro vamos embora carrega, este gajo oh pa que jogadorao e coragem

      se del potro ganha isto passa a ser o meu heroi do tenis :D

      Eliminar
    4. Porra! Está a ser épico... :O
      Sou muito sincero... Não acreditava que o Del Potro conseguisse alguma coisa hoje!
      A comparar os estilos dos 2, o Del Potro parecia-me incompatível com o jogo do Djoko. Tanto que não fui capaz de fazer um único lay ao Djoko hoje... Tudo o que tenho é de uns backs ao Djoko em situações chave :/
      Mas um jogo destes dava para sacar um euromilhões lol

      Eliminar
  12. nao faço a minima ideia como joga o daniel brands.. mas joga com o federer na 4a feira e odds sao muito baixas para fed..

    so para deixar a dica de que o fed esta a trocar de raquete, e estas trocas para quem joga ha 10 anos com a mesma raquete ( ele neste momento usa um paintjob da raquete antiga)podem ter efeito negativo inicial na fase de habituaçao.. estou para ver o que sai dali mas fica a dica, que eventualmente pode ate nao servir de nada e o fed espetar uma coça no outro... Ele spr jogou de cabeça 90 e 85, e esta é prai de 95 ou mais.. faz diferença, é que a raquete dele era um stick, tipo taco de baseball mt diferente de quase tds as outras

    edit.. sera desta que o mastergulbis faz das suas.. ja quase perdi a esperança lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o brands serve bem e tem potencia mas nao é nenhum prodigio tecnicamente.
      mas complicou a vida ao nadal em roland garros.
      com isso que dizes do federer nunca se sabe .

      o gulbis mentalmente ainda tem de evoluir,

      Eliminar