segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Síndrome de Asperger


Fiquei surpreendido quandi li este artigo, pois não fazia a mínima ideia que Messi sofria de síndrome de Asperger, que é uma variante mais leve do autismo. Já conhecia o caso do Clay Marzo, uma grande promessa do surf que sofre desta doença, e vive obcecado com o surf, que é uma característica dos autistas (a obsessão por algo).
O que me chamou á atenção no artigo foi a capacidade extraordinária das pessoas com síndrome de Asperger em identificar padrões e agir em repetição quando confrontados com esses padrões.
Sendo este um blogue de trading, já sabem o que me vai na cabeça. Têm opinião?

4 comentários:

  1. João, li que o Messi sofria de Síndrome de Asperger na semana passada e de imediato associei as consequências da doença ao trading.

    Obsessão, capacidade de identificar padrões, aprendê-los e repeti-los na perfeição. Tudo isto está associado aos traders de sucesso, principalmente aqueles que fazem trading puro e não dependem tanto das análises fundamentais, sejam elas R&C de empresas, jogadores de ténis ou equipas de futebol.

    Não sei até que ponto podemos dizer que sofrem(os) desse síndrome, mas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pelo menos no meu caso não diria. acho que qualquer pessoa é capaz de identificar padrões depois de observar certos acontecimentos "infinitas" vezes, mas aparentemente os Aspergers têm um talento especial para isso. Quanto à obsessão, bem, é sabido que os melhores do mundo, seja em que área for, têm a obsessão como gasolina. Embora eu ache que nesta àrea (trading) a obsessão possa ser perigosa, pois é uma área que o insucesso se paga de uma forma bem mais negativa que na maioria das áreas, então tem que ser uma obsessão controlada(?), se é que isso existe.

      É um bom tema de discussão ;)

      Eliminar
  2. Não me parece que a obsessão pelo trading/apostas seja algo que possa correr muito bem. E apoio a minha opinião em algumas razões - o dinheiro é uma delas. Se jogar um qq desporto, no máximo, gasta o preço do equipamento (uns calções, bolas e tilhas lol).No caso do trading para aprenderes terias de gastar mesmo muito dinheiro. E há muitas variáveis que não dominamos e, assim, dificeis de ver repetições/padrões.
    Há ainda um outro pormenor. Não sendo eu especialista nisso creio que eles so devem fixar em algo que podem manipular/treinar/mudar, seja puzzles, surf, ou outro qq desporto. No trading nós apenas podemos "ler" o que estamos a ver, mas não interferimos com isso diretamente. O evento está fora do nosso dominio. Imagino que seria hoprrivel viver obcecado por algo que foge ao nosso controle.
    Quando muito poder-se-ia aplicar aos desportos individuais onde ha menos fatores a interferir e é mais "facil" interpretar sinais (qts não somos capazes de perceber qd o Verdasco se passa?), mas, mesmo aí, há um opositor ;).
    Por outro lado ser obcecado por desporto e ser uma especie de enciclopedia ambulante pode ser um hedge, mas daí a dominarem algo a extremos não me parece muito possivel.

    ResponderEliminar
  3. Faz todo o sentido sim. eu por exemplo sei que sempre vivi um bocado a volta d certos padroes feitos por mim e sempre metodico em tudo o que faco. É uma caracteristica de autismo, acho q o trading é igual, porque sao basicamente padroes de jogo q se comecam a memorizar sem dar por isso e a fazer as coisas smp da mesma maneira, que no fim trazem lucro, se bem q e igualmente importante ter controlo emocional e controlo da banca etc. senao ai e pa perder dinheiro. Abr e boas ferias ;)

    ResponderEliminar