sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Estatística & Feeling


It's everywhere. Nos fóruns e salas de discussão sobre apostas de trading. Todo o mundo diz que um dos segredos de se apostar com sucesso (para além do controlo emocional) é pôr de lado os nossos feelings e as nossas fezadas e apostarmos, digamos, de uma forma matemática, atendendo às estatísticas para encontrar odds que sejam favoráveis. Hoje vou falar de estatística, de feelings e da importância que ambos têm na minha forma de apostar.


* Estatística 


Quando há eleições, aparecem as previsões que são feitas com base numa amostra de milhares de pessoas com diversas características demográficas e psicográficas. Elas são feitas por entidades altamente competentes que antecipam os vencedores e a percentagem de voto. E mesmo estas previsões falham frequentemente. Posto isto, vou ser directo: não entendo a utilização da estatística como base na decisão de se apostar.

Vou começar pelo futebol. Todos os anos muitas equipas mudam de treinador, com filosofias completamente diferentes do seu antecessor. Depois há aquelas que não mudam  de treinador mas mesmo assim a sua performance desportiva muda drasticamente apenas porque saíram e/ou entraram elementos nucleares dos habituais titulares. Todos os anos as equipas mudam, e quantos mais anos passam, mais díspares são as equipas. Nos dois últimos campeonatos conquistados pelo Benfica, qual é o ponto comum entre o futebol do Benfica do Trapattoni e do Benfica do Jesus? Eu não vejo nada. Não compreendo como é que há pessoas que tomam decisões com base em estatísticas com dados de há 10, 5 ou mesmo de 3 anos para trás.

Então sendo assim, considerando apenas os dados da época actual, vou trabalhar quando? No final da época? Uma equipa de futebol, em Abril, terá feito 40 jogos, se tanto. Voltando às eleições, se eu fizer uma previsão com base na resposta de 40 pessoas, é o trabalho cientifico mais absurdo à face da terra. Se eu apresentar uma tese académica com resultados tirados de um inquérito feito a 40 pessoas, o júri não me dá uma nota, dá-me um tiro.

No entanto há pessoas que arriscam dinheiro baseando-se em amostras tão insignificantes como 40 jogos, muitas vezes em ligas que nunca viram sequer as equipas jogar.
Para quem não sabe, as casas de apostas formam odds de forma quase automática, através de um software que analisa estatísticas de encontros passados. Depois há pequenos ajustes consoante situações excepcionais (lesões, etc.) e consoante a confiança dos apostadores. Mas a base é a estatística. É por isso que o Manchester era claramente favorito contra o Bilbao na Liga Europa. É por isso que o Djokovic deste ano teve odds do Djokovic do ano passado. Por isso, na minha opinião, não é na estatística que encontramos o valor, mas sim nas situações onde a estatística está redondamente enganada. E não são assim tão poucas.

Para o ténis a estatística ainda mais falível é. Se dois jogadores já se encontraram 10 vezes no passado já é muito bom. E essas 10 vezes ainda se dividem pela superfície.  E a carreira de um jogador pode mudar tão de repente que o passado pouco importa. O Djokovic de 2010, 2011 e 2012 são 3 jogadores distintos.

Em suma, vejo as estatísticas como mera curiosidade ou informação adicional, mas não é a minha base de decisão. Poderia servir também para escolher os melhores encontros para trading, mas se conhecermos bem os jogadores, não precisamos de consultar a estatística: sabermos isso por nós mesmos.


* Feeling 


Então se, na minha opinião, a estatística não é o caminho para se ter sucesso nas apostas, como pode ser o feeling, se a maioria dos apostadores o segue e falha compulsivamente?

Antes de mais, o que é o feeling? Bem, apostar com feeling não será muito diferente que "tomar o caminho mais longo, porque a esta hora deve estar trânsito no principal" ou "levar as meloas mais leves porque normalmente são mais saborosas".

O feeling não é nada mais que uma sensação de deja vu, de observarmos uma situação idêntica a outra ou várias outras no passado e por isso existe grande possibilidade de ter um final idêntico. No fundo, não é nada mais que a identificação de padrões, um termo tão falado no mundo do trading. Para mim o problema de muita gente não está em seguir os seus feelings, mas na sua atitude perante os seus feelings, nomeadamente nestes três aspectos:

1.  Muitos apostadores criam expectativas exageradas perante os seus feelings. Ao ponto de não aceitarem bem estar errados. Acontecer B "quando era tão óbvio" que ia acontecer A. Aqui já entram as questões psicológicas de controlo emocional.

2.  Muitos apostadores escolhem os preços errados. Acham que só porque têm um feeling que algo vai acontecer, isso tem que acontecer mesmo, e por isso, qualquer preço serve porque é "dinheiro garantido". Temos que compreender que uma odd de 1.5 já representa algo muito provável de acontecer. Por isso para mim é mais fácil ver valor em odds de 2 ou mais porque são odds que representam algo pouco provável de acontecer, no entanto em muitas elas detecto uma probabilidade de acontecer bastante acima dos 50%.

3.  Muitos apostadores não têm experiência e conhecimento suficientes e isso origina feelings errados. É o que acontece quando conhecemos mal um desporto ou os jogadores/equipas com que trabalhamos. Eu sei bem qual era a minha visão quando conhecia pouco o ténis e qual é a minha visão agora, depois de ver centenas de jogos. É fulcral conhecer bem os jogadores com que trabalhamos.

Fica assim registada a minha opinião sobre o tema. Espero que vos seja útil independentemente de concordarem ou discordarem. Tenho um feeling que sim!

24 comentários:

  1. Viva João!

    É sempre um prazer passar pelo blog, então e ler coisas destas é um regalo!

    Parabéns mais uma vez e mais uma vez obrigado!
    Um dia destes alongo-me mais um pouco...

    1 abraço,
    JPS

    ResponderEliminar
  2. Boas João,

    Bom post, e concordo com tudo o que disseste. Poderei talvez apenas acrescentar que a estatística é mais importante se aplicada aos resultados do nosso próprio método de trading, de modo a gerir-mos as nossas expectativas quanto à nossa execução futura. Sinceramente acho que é por aí que uma pessoa poderá ver se consegue ou não fazer vida desta actividade.

    Cumps,
    Pedro

    ResponderEliminar
  3. Ora cá está um belo post!
    Juro que sinto um arrepio na espinha quando vejo em fóruns pessoas a dizerem que vão apostar no Arrabães, porque em todos os confrontos com o Lamego dos últimos 10 anos, saíram vitoriosos.
    Não sou (ainda!) nem nunca fui grande espingarda na bola, mas estatísticas onde o único elo semelhante é o nome da equipa, para mim são completamente absurdas!
    Quanto ao feeling... É uma característica brilhante do nosso cérebro. Fundamental na nossa evolução para nos ajudar a prever o perigo, arranjar bons companheiros, entre "milhentas" outras... A nossa capacidade de "prever o futuro".
    É sabido que quem não consegue criar memórias (assustador!) não consegue fazer previsões futuras. Não consegue antecipar o que não veio, fazer planos, estabelecer metas...
    Para conseguirmos fazer previsões, o nosso cérebro utiliza as nossas memórias de tudo o que armazenámos ao longo de uma vida e de forma quase mágica cria padrões que nos permitem pressentir o que está para acontecer e até mesmo, atribuir um diferente grau de probabilidade a cada uma das diferentes hipóteses.
    E no trading esse feeling joga um papel fundamental. Ninguém pode esperar ter sucesso com 1 mês de trading, simplesmente porque não tem bagagem suficiente de conhecimento de jogadores e movimentação de odds, etc que lhe permitam ter os "feelings" mais fundamentados. Não é difícil ter o "feeling" que um super favorito vai ganhar um encontro. O que é difícil é antever todas as situações em que ele pode não o ganhar e perceber se há ou não valor na odd que nos fornecem.

    Isto é gritante nos mercados de cavalos. Ponham um iniciante a tentar movimentar-se e será um festim para o resto do mercado. Mas, ao fim de muitas horas, dias, meses a ver as movimentações ocorrerem, sem saber muito bem como, o ex-noob começa a entrar cada vez mais em posições lucrativas e cada vez menos em prejuízos.
    De tanto ver as movimentações, o subconsciente criou padrões de como o mercado age.

    Dito isto, eu cada vez mais utilizo a estatística nas minhas movimentações. Como tive oportunidade de referir, trabalho cada vez mais com posições mais curtas e para saber se entro ou não num determinado momento no mercado, estou constantemente a analisar as probabilidades de um acontecimento ocorrerem, versus o prémio ganho ou prejuízo sofrido nessa movimentação.
    Aliás, o próprio feeling se assemelha imenso a noções básicas de estatística pré-embutidas no nosso cérebro, que nos permite calcular o que será mais provável ocorrer.

    Mas percebi-te perfeitamente e concordo a 101% em tudo o que dizes!
    Muito bom ;)

    Abraço!

    ResponderEliminar
  4. @JPS obrigado e quando quiseres fica à vontade para te alongares ;) (e não falo de exercícios de alongamento)

    @PP claro que é importante mantermos um registo das nossas estratégias mas eu nem chamaria a isso "estatística"...

    @rikardoGoulart excelente complemento ao meu post ;) Podias um dia destes fazer um post aqui para o GSM e contar-nos o teu percurso e a tua visão actual do trading no ténis. se te interessar, vai pensando nisso :)

    ResponderEliminar
  5. Boas João,

    Eu não quis dizer simplesmente registo, mas sim análise estatística a esse registo. Como medir de outra maneira o sucesso do "feeling"? É estatística à posteriori, que só pode ser construída com a experiência e horas de jogo. Não sei se me faço entender, se calhar tenho uma abordagem muito processual à coisa :P

    Ricardo, grande contributo! Também apoio a ideia do João, caso não seja inconveniente :)

    Cumps

    ResponderEliminar
  6. Boas João!

    A tua análise é o que eu, no fundo, venho a dizer a alguns amigos meus que se introduzem no trading! Relembro-lhes sempre o que o amigo rikardoGoulart disse, que não é com um mês de sucesso que nos fazemos traders de sucesso, nem dois, nem três, pois não existe jogos visionados suficientes, não existe erros cometidos suficientes para aprendizagem/desenvolvimento. O nosso cérebro, em momentos fulcrais não tem as memórias armazenadas necessárias para ter o tal feeling acertado.. Digo isto porque, o tal feeling que tanto falas, vem sempre associado à experiência de determinada pessoa, num determinado sector, num determinado mercado e esse feeling só lá vai com o tempo..com a experiência.
    A minha análise é, apenas, durante o jogo, não ligo muito a estatisticas... Isto porque, é sempre bom relembrar, que em qualquer jogo, quer seja de futebol, ou de ténis, ou de azar, o passado recente é eliminado na probabilidade, pois as condições são diferentes. Quando falo em condições, falo em clima, estado emocional dos jogadores, etc etc... Com isto, não quer dizer que a base estatistica não é importante, pois estaria a mentir. No entanto, a análise durante um jogo, ou horas antecedentes ao jogo a meu ver é sem duvida o principal, pois é aí que o mercado se movimenta, que as coisas todas acontecem, tanto para o bem como para o mal... e acima de tudo, o nosso dever é sempre aprender tanto com o mau, mas também com o bom, pois isso é que irá, pouco a pouco, afinar o nosso feeling e, também, tomar a decisão certa, quando esse feeling afinal não estava totalmente certo..

    Abraço,
    LuisR

    ResponderEliminar
  7. Se achas que pode ser útil, não tenho qualquer objecção em criar um post desses. É só questão de se combinar!
    Grande abraço! ;)

    ResponderEliminar
  8. Excelente post. Sublinho tudo o que disseste. Acrescento ainda o seguinte (que eu acho que está também subentendido no teu post): Não há melhor forma de avaliar uma odd ou produzir um bom feeling do que observar o que se está a passar no jogo (seja ténis, futebol, basquetebol). Essa é que é a grande vantagem que muita gente insistem em ignorar porque dá muito trabalho e exige concentração no que se está a fazer.

    Abraço
    (Trocatintas)

    ResponderEliminar
  9. Ora, um primeiro post aqui no blog do Amigo João.

    Sem me alongar muito, concordo com o que o Joao disse. Eu no meu trading baseio-me na estatística, mas naquela estatística que já tem um número de amostras considerável, dado que o futebol se pode dividir em vários aspectos. Número de ataques, Número de defesas, de cantos, número de livres, e só no fim vem o número de golos, que está dependente das outras centenas e milhares de acontecimentos para acontecer.

    Podem achar curioso, mas todos os fim de semana as equipas com que trabalho, no fim das contas têm quase sempre a mesma média de golos. Então eu já sei que se o Tottenham fez 70 ataques e ficou 0-0, o próximo jogo que fizer tem de ter 6 golos para manter a média. Claro que isto não quer dizer que vão haver 6 golos, e até pode ficar 0-0 novamente, mas a experiência diz-me que no futebol isto não demora muito tempo a equilibrar-se, porque não é algo dependente do número de jogos (amostra perquena), mas sim do número de ataques/remates, essenciais para existir um golo. E ao fim de 4 jogos há quase 1000 ataques e centenas de remates.

    Temos de nos basear em estatísticas com amostras fiáveis e principalmente do presente. Este para mim é um dos segredos do trading.

    No ténis, embora tenha pouca experiência, é algo que já tinha digo ao Joao. Para mim se no ténis há 70 pontos em disputa num só jogo, quem ganha é muito mais provável que tenha jogado melhor. O ténis é um desporto mais justo que o futebol porque os pontos, que decidem jogos, acontecem a todo o momento, têm de acontecer, e num só jogo há uma amostra elevada deles. Claro que se uma jogadora ganhou a outra e apenas fez mais 2 pontos em cento e tal, pode-se dizer que havia equilíbrio, e então aí o valor estava em fazer lay à odd que fosse abaixo de 2, por exemplo.

    É esta a minha opinião. Estatísticas sim, mas em dados do presente e em aspectos que tenham uma amostra grande. As pessoas têm de ter capacidade de dividir um desporto e um jogo em vários acontecimentos.

    ResponderEliminar
  10. muito bem jony. post fantástico!
    abraço ;D

    ResponderEliminar
  11. Boas João :)
    Este deve ser dos melhores post's de sempre acerca do trading.
    Eu concordo a 100% do que disseste neste post,eu unicamente agora faço exclusivamente trading apenas em futebol, gosto de ténis, acompanho até com alguma regularidade os marters os majores e tem algum noção de que jogador A ou B é capaz em algumas circunstancias mas no ténis não consigo ter esse "feeling" que no futebol até acho que tenha.
    O ténis é um mercado aliciante pois a variação das odd's é muito maior que no futebol por exemplo e fez me perder até algum dinheiro por causa dessa "ambição" de ser bom nos mercados de ténis mas um dia pensei um bocado e ví que não tenho qualquer qualidade que me faça diferenciar dos outros no ténis.
    Desde há 1 mês praticamente que larguei o ténis apenas me concentrei no futebol e a minha ascensão têm sido brutal tenho tido altos lucros.
    Porque apesar de tudo tenho esse feeling que não tenho no ténis como tinha dito.
    Eu faço uma análise previa ao jogo que vou fazer com estatísticas e notícias que possam influenciar o jogo mas a minha importância em live não passa dos 25% que dou a essa análise.
    Em "live" tudo pode acontecer, no mundo do desporto com motivação e uma superação dos atletas tudo é possível, enquanto o jogo não acabar tudo pode acontecer.
    Vou te dar um exemplo que aconteceu no sábado, toda a gente sabe que a Juventus vinha de 49 jogos sem perder para a Serie A, que o Inter já não é o Inter do José Mourinho, invencível em Turim, nesta época tinha 5 jogos para o campeonato em casa 5 vitórias e estava em primeiro isolado e toda a gente punha o seu dinheiro com toda a certeza a favor da Juve.
    Eu simplesmente devia ser dos únicos a achar o contrário, acreditava plenamente que o Inter pelo menos não iria perder o jogo e que até tinha uma real hipótese de vencer em Turim pois para mim é neste momento melhor equipa.
    A Estatística neste jogo estava redondamente enganada.
    Porque que eu achava o contrário?
    Para quem viu os últimos jogos da Juventus e do Inter isto não surpreende nada, a Juventus têm tido a "estrelinha" de marcar no ultimo minuto de jogo ou marcar golos contra a corrente do jogo e ganhar o jogo com grande sofrimento, ou mesmo ser beneficiada por erros de arbitragem até diria um pouco escandalosos.
    Quanto ao Inter, era uma equipa que vinha de 8 jogos 100% vitorioso e com um futebol extremamente agradável, com um 3-4-3 com um tridente demolidor(Milito,Cassano e Palacios) e mais do que isso uma equipa extremamente personalidade e o seu novo tecnico de apenas 36 anos está a fazer um trabalho excelente.
    Mesmo a perder desde os 19 segundos o Inter muito personalidade e quem viu o jogo viu uma equipa muito superior a outra em todos os aspectos, e a Juventus foi derrotada em pleno seu estádio com 49 jogos de invencibilidade com toda a naturalidade.
    Como vemos neste caso nada acontece por acaso, e devo ter sido daqueles 2/3 % das pessoas que acreditou que o Inter ia pelo menos pontuar neste jogo.
    Abraço e vou estar atento aos próximos post's que postares apesar de não apostar no mercado do ténis.

    Cumprimentos
    José Pereira

    ResponderEliminar
  12. @rikardoGoulart vai pensando em algo e quando tiveres pronto escreve-me para o mail que está lá em cima, do lado direito ;)

    @José sobre futebol não posso opinar muito, menos ainda a liga italiana que não sigo mas aí está mais uma situação que detectaste que a estatística estava completamente errada. Well done.

    ResponderEliminar
  13. @trocatintas ver o jogo é obrigatório! ainda que quando conheço bem os jogadores sinto que não preciso estar super-concentrado para saber o que fazer

    @pedro obg ;)

    ResponderEliminar
  14. Pa, ha uma coisa que discordo contigo completamente - as melhores meloas sao as mais pesadas porque sao as mais sumarentas. Se sao leves e porque estao secas... lool

    clrocha

    ResponderEliminar
  15. pois...felizmente percebo um pouco mais de trading do que meloas lol. mas obrigado pela dica. sempre a aprender ;)

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  17. Boas, a todos.

    Eu venho do outro blog, o qual deixei de visitar depois de ser chamado de viciado, dependente, etc, só porque estudo trading desportivo e acho que hoje em dia não há muitas formas de conseguir um emprego no mercado internacional. O que eu não disse e também não publicaram o post onde ensinei a não perderem dinheiro enquanto estudam, pois há forma de aprender trading sem gastar um centimo, como eu faço!

    Quanto à questão das estatisticas e do feeling, no mercado do trading de mercados isso chama-se analise tecnica (estatiticas) e analise fundamental (feeling). Isto é, a analise tecnica analisa graficos e faz estudos de acordo com determinadas teorias, a analise fundamental analisa o que está a acontecer, eu chamo-lhe o estado psicologico do mercado. o ideia é dominar as duas analises a tecnica e a fundamental.

    Quando aplicado ao tenis a analise tecnica pode ser o estudo estatistico de um jogador, de situações de jogo em X numero de jogos, por exemplo quando o favorito ganha ou perde o 1º set quais as probabilidade é que em 100, 500, 1000 jogos gerais tem de vencer o 2º set, etc.

    A analise fundamental é no tenis uma analise do que se está a passar no momento, se o jogador A ou B serve, se está a servir bem, se está a responder bem aos serviços, se está a conseguir fazer o seu jogo caracteristico ou se tem dificuldade, se está a dificultar o adversário, etc ,etc.

    Para mim o ideal é consegui fazer bem as duas analises e trabalhar de forma a reduzir ao maximo o nosso risco, por isso chamo os "apostadores" que sabem trabalhar, como bons gestores de risco em vez de "apostadores".

    Tanto a analise tecnica como a fundamental dão muito trabalho, se na primeira é necessário fazer estudos estatisticos, na segunda é necessário conhecer os jogadores e a forma como jogam, o que os caracteriza quando jogam bem e quando jogam mal, e conseguir perceber isso antecipadamente de forma a reagir o mais rápido possivel.

    Assim na minha opinião quem quiser aprender bem trading de tenis deve fazer duas coisas, os estudos estatisticos do jogos e o estudo dos jogadores criando um dossier com uma analise dos jogadores com que trabalha. Deixo aqui uma dica, usem o youtube para verem alguns jogos dos jogadores, penso que estudar 20, 30 do ATP e 20, ou 30 do WTA pode ser muito util. Desta forma vão perceber que cada jogador tem uma forma muito propria de jogar.

    Isto é apenas a opinião de alguem a quem um dia chamaram viciado, dependente, etc.

    Obrigado!

    Jorge Monteiro

    ResponderEliminar
  18. @Jorge Monteiro penso que te equivocaste pois análise técnica não tem nada a ver com estatísticas. Análise técnica é um termo importado da bolsa e está relacionado com a utilização de gráficos (suportes/resistências) e de outros indicadores como MACDs, fibbonacis e derivados. A análise técnica de nada serve quando estão dois jogadores a competirem, serve apenas para bolsa e eventualmente mercados pre-live.

    Quanto à estatística, a minha opinião sobre a sua (in)utilidade já está descrita neste post. De resto concordo com o teu ultimo parágrafo, conhecer o Top 30 de cada circuito é fundamental ao sucesso.

    ResponderEliminar
  19. Bem realmente o trading desportivo ainda está a muitos milhões de anos luz do trading da bolsa, e vejo que as pessoas gostam de criar um ambiente de misticismo, e de que tudo depende do feeling, da sorte, o que está completamente errado!

    Já agora pergunto se um jogador tem 70% de hipoteses de ganhar e a odd do adversário está a 1,15 se vocês faziam ou não lay ao adversário? (isto é um exemplo para o qual serve a estatistica).

    Essa tua forma de trabalhar é apenas uma entre muitas que existem, e portanto é uma que funciona para ti mas pode não funcionar para os outros.

    A analise tecnica de que falei é um conceito que pode ser aplicado ao trading desportivo sim, e já agora a betfair também tem graficos que permitem fazer essa analise em grafico. Mas a analise tecnica de que falo é muito diferente em trading desportivo, é o que o Paulo Rebelo faz, é uma analise de dados e de percentagens. O paulo rebelo por exemplo sabe que quando o jogador X da equipa Y marca livres tem Z de probabilidade de marcar golo e ajusta a sua aposta a essa % se o preço do mercado for favorável.

    As estatisticas podem não ter interesse para alguns, mas por acaso é esse o metodo que as seguradoras usam para trabalhar.

    O importante é saber avaliar se mediante determinada % o valor oferecido pelo mercado é um valor que justifique arriscar ou não. É exactamente igual à ideia do "deja vu" referida por ti no post. O "deja vu" é um aglomerado de situações identicas que criam uma % mental e através da qual tu tomas uma decisão, isso é analise estatística que oteu cérebro faz, a que eu chamo analise tecnica, e que te leva ou não a arriscar mediante o preço que o mercado te oferece.

    Aliás a analise fundamental (o feeling) é ele proprio a aplicação da analise estatistica que o cerebro faz em live e segundo a qual te leva a decidir. Na realidade o tão mistico "feeling" não existe, existe sim uma analise fundamental (analise daquilo que se está a passar no momento) baseada numa analise estatística que o teu cerebro faz atribuindo uma % que advem de uma analise tecnica (analise estatistica) de muitos jogos anteriores, e nada mais que isso.

    Podem chamar-lhe o que quiserem, feeling, magia, adivinhação, mas na realidade é uma analise estatistica efectuada no momento pelo cerebro!

    ResponderEliminar
  20. @Jorge: Isso que tu disseste, eu referi no meu comentário e o João concordou...
    Noções básicas (e intrínsecas) de estatística são fundamentais. Mais do que isso é completamente inútil, aliás, porque o "feeling" é algo muito mais complexo do que estás a querer transparecer.
    Um exemplo: De que me interessa se a taxa de conversao de break points do Federer é 90% (por exemplo) se neste encontro ele apenas conseguiu ganhar 3 pontos no jogo de serviço do Raonic e já estamos no 2º set? Tenho um feeling que o Raonic é bem capaz de salvar o jogo de serviço.
    Que me interessa que estatisticamente (pré-econtro e durante o encontro) o Nadal seja muito melhor que o Dimitrov. O Nadal está claramente cansado e o Dimitrov apresenta uma boa linguagem corporal. Nota-se que está a crescer em confiança...

    Estás a perceber??? O "feeling" tem TUDO isto e muito mais em consideração. Engloba muito mais factores do que conseguirias alguma vez calcular num determinado momento e é imediato, o que te permite agir instantaneamente. Não precisas de estar a relembrar factos, que geram confusão, e levam tempo. Além do mais a estatística pura é algo que não te é pessoal, logo, gera decisões nas quais não confias plenamente!

    É claro que a estatística é TUDO no trading. A própria noção de odd é referente à probablidade de um jogador ganhar. Mas, como o João referiu, os estudos estatísticos (tal como são feitos) são uma enorme perda de tempo.

    ResponderEliminar
  21. Caro rikardoGoulart,

    Com os exemplos "Um exemplo: De que me interessa se a taxa de conversao de break points do Federer é 90% (por exemplo) se neste encontro ele apenas conseguiu ganhar 3 pontos no jogo de serviço do Raonic e já estamos no 2º set? Tenho um feeling que o Raonic é bem capaz de salvar o jogo de serviço.
    Que me interessa que estatisticamente (pré-econtro e durante o encontro) o Nadal seja muito melhor que o Dimitrov. O Nadal está claramente cansado e o Dimitrov apresenta uma boa linguagem corporal. Nota-se que está a crescer em confiança..." Disseste tudo.

    Nesses casos a estatistica está feita, e o que está a acontecer no momento (analise fundamental) não bate certo com as estatisticas nem com o que previmos para o jogo, portanto temos três hipoteses, vamos contra o jogador com essas estatísticas, ou deixamos o jogos e partimos para outro, ou então são dois jogadores que conhecemos e detectamos essas falhas no jogo de um jogador e a ascensão do outro antes de o mercado se dar conta, através do tal dossier que temos de como jogam os jogadores e que estudamos antes do jogo com o auxilio de videos do youtube.

    O meu objectivo é apenas demonstrar que pode haver um metodo de estudo e de preparação para os jogos com uma certa logica que permita às pessoas iniciantes perceberem como devem fazer para estudar o trading de ténis, ao contrário de muitos que acham e afirmam que é "feeling".

    O feeling é apenas um metodo de analise estatistico no momento baseado no passado, mas dá jeito a quem domina este mundo e ganha muito dinheiro com o ténis, porque assim diz que tudo isto é muito complexo, complicado e que ninguem consegue fazer isto porque é preciso "feeling", quando na realidade as pessoas podem através de formas logicas e organizadas perceber como funciona o trading de tenis e aperfeiçoar um metodo de trabalho.

    Se esse "feeling" não fosse um processo baseado na analise do passado e logo com uma componente estatística como base, então quem o tivesse entraria em qualquer jogo fosse qual fosse e conseguia fazer trading e acertava quase sempre, mesmo que nunca tivesse visto ou ouvido falar dos jogadores. Isso seria a mesma coisa que atirar uma moeda ao ar e acertar 90% das vezes como ia cair antes de ser lançada.
    As estatísticas servem para nos ajudar a tomar decisões e a perceber com numeros, resultados e com logica a nossa tomatada de decisões, e ajuda a libertar as pessoas da ideia de “feeling” e do misticismo que ele envolve. Logo também é necessário saber avaliar o momento com aquilo que chamo (analise fundamental) que pode ser estudada e praticada com um conhecimento de como jogam os jogadores e com esta informação podermos detectar no momento como está a correr o jogo para um ou para os dois jogadores.

    Com isto quero dizer que o “feeling” é uma palavra muito vaga que faz com que as pessoas não percebam como se fazem as coisas para entrarem no mundo do trading, o “feeling” protege muitos interesses, mas na realidade podemos dar a receita para o sucesso na primeira pagina de jornal que serão poucos os que conseguirão alcançar o sucesso porque o segredo não é o feeling, as estatísticas, a analise fundamental ou qualquer outra ferramenta, o segredo é trabalho!

    Por isso muitos preferem acreditar no misticismo do feeling, como se de uma magia se tratasse e compram tips e pagam serviços de trading live porque perceber e estudar trading desportivo dá muito trabalho apesar de ser simples de estudar, e muitos querem ficar ricos e não querem ter trabalho.

    Quanto mais pessoas entrarem no mercado melhor, e se essas pessoas forem instruídas e não ignorantes como muito pretendem elas sejam, terão menos receio de arriscar e arriscarão mais.

    Mas cada um acredita naquilo que quiser, eu acredito em métodos lógicos e racionais para fazer trading desportivo, outros preferem mais coisas místicas e incompreensíveis como o “feeling”.

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  22. Portanto... Recapitulemos...
    Tu repetiste exactamente o que eu referi num comentário mais acima pelas mesmas palavras, mas eu defendo mentiras, tu verdades!
    Eu é que quero passar a ideia que isto é demasiado complicado, quando refiro que tudo o que é necessário é experiência, enquanto tu defendes análises exaustivas a estatísticas.
    Eu digo que é preciso sabermos adaptarmo-nos à situação e analisar o momento para conseguirmos lucrar em praticamente todos os encontros. Tu defendes usar a estatística não tendo em consideração forma/momentos/(...) esperando que ao fim de 100 jogos a estatística esteja contigo e consigas ter lucro acumulado...
    Até agora, apesar de não fazeres muito sentido, és livre de defenderes o que quiseres, agora, não te envergonhes ao acusar quem tem muito mais experiência do que tu (e não estou a falar apenas de mim) de defenderem interesses próprios e tentarem incutir ideias erradas às pessoas para tentarem salvaguardar os seus lucros, arrasando os outros... Não nos conheces e isso é extremamente depreciativo
    Mas estou certo que os lucros que obtens na Betfair te suportam, por isso, esta discussão não tem mais razão de ser ;)
    Aliás, tente-se manter o nível no blog do João! Se quiseres fazer ataques pessoais (e ter uma resposta), podes fazê-lo em qualquer um dos fóruns disponíveis, criando um tópico específico para isso, que eu terei todo o prazer em te desdizer! Tenho um prazer mórbido em defender as minhas opiniões, especialmente sob ataque (devia estar a exercer advocacia :D)
    Obrigado

    ResponderEliminar
  23. "Feeling" é uma palavra bonita, glamorosa e mística, mas vazia de significado, para uma coisa muito simples que é trabalho com dedicação e afinco e muito treino.

    O "feeling" não é mais que o resultado de um treino bem feito que o trader realiza todos os dias e em todos os jogos, e que resulta não em “feeling” mas sim num bom trader, num bom “gestor de risco” que sabe agir automaticamente a determinada situação, porque está treinado para isso e sabe como agir nessa situação porque treina todos os dias para ela!

    É por assim dizer a mesma coisa que um atleta, militar, trabalhador ou piloto que treinam determinados exercícios para conseguir um determinado resultado!

    No entanto esses treinos são constituídos por métodos e processos lógicos, e por determinadas regras e métodos de trabalho que visam um determinado fim, e não uma mera coisa que ninguém sabem o que é e que muitos traduzem por “feeling”.

    ResponderEliminar
  24. Exmo. meretissimo senhor advogado, eu não defendo nada!

    Estou apenas a explicar às pessoas que percebem menos disto que "feeling" não existe, é o resultado de um trabalho logico e repetitivo, em vez de lhe chamar algo mistico como "feeling".

    Estou a tentar dar caminhos às pessoas para elas experimentarem e tentarem também elas compreender a logica do trading desportivo, e perceberem onde é que há valor numa situação ou não, porque o trading tem uma logica muito propria e que demora tempo a compreender, principalmente se não tiverem ajuda.

    Não ofendi ninguem, se a carapuça serve que a use a quem servir. Apenas disse que muitos usam este conceito para esconder o que realmente fazem para não haver muita concorrência ou simplesmente porque elas não sabem expressar o que realmente fazem. Não disse quem era ou deixava de ser.

    Interpretaste mal as minhas palavras e viste-as como um ataque, quando na verdade é apenas uma forma de tentar esclarecer a confusão na cabeça de muitas pessoas que não percebem como é feito todo o processo de decisão.

    Não precisas de vir com discursos extermistas e com sugestões de pseudo duelo(tenho mais que fazer!), quando apenas tento ajudar as pessoas a perceberem melhor as coisas.

    Tem calma mano, relaxa!

    Obrigado!

    ResponderEliminar